Uso de drogas entre universitários de uma universidade federal de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva502020434e-5023

Resumo

Objetivo: Avaliar a prevalência do uso de álcool e outras drogas entre alunos de graduação de uma universidade federal de Minas Gerais. Métodos: Pesquisa transversal, descritiva, de natureza quantitativa, realizado com alunos de uma universidade federal do interior de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu em sala de aula, entre março de 2018 a março de 2019. Foram utilizados o Critério de Classificação Econômica Brasil, Teste de Triagem do Envolvimento com Álcool, Tabaco e outras substâncias e um instrumento contendo questões sociodemográficas e sobre o uso de substâncias psicoativas. Para análise foram utilizados os testes Qui-quadrado e Exato de Fisher. Resultados: Participaram 947 alunos de 24 cursos de graduação que a universidade possui, entre os centros de Ciências Biológicas, de Ciências Exatas e de Ciências Humanas. Desses, 55,28% eram do sexo feminino, a maioria com idade entre 18 e 24 anos (83,84%), brancos (57,33%), da classe econômica B1 e B2 (39,91%). Obteve-se que os alunos concluintes, das três áreas, tiveram maior uso na vida de todas as substâncias que os alunos ingressantes; a substância lícita mais usada é o álcool e o consumo desta dobra ao entrar na universidade por aqueles que já a consumiam; a substância ilícita mais usada é a maconha, mas 76,6% dos participantes não consomem esta substância. Quando avaliada as áreas em conjunto, o uso de risco de moderado a alto para álcool foi 52,48%, para o tabaco 20,79% e 15,94% para maconha; para as outras drogas o risco ficou abaixo de 3,50%. Conclusão: os jovens entram na universidade já consumindo álcool, mas aumentam muito o seu consumo, provavelmente em decorrência da vida universitária; embora a maconha seja a droga ilícita mais usada por eles, apenas 9% dos estudantes a experimentam ao tornarem-se universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Ruzzi Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Carlos, especialista em Saúde Pública e Saúde Mental, pela UNICAMP, mestre e doutora em Ciências Médicas, Programa Saúde na Comunidade, pela FMRP-USP e Pós-doutoranda em Psicologia, pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, na qual coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisas em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (NEPSMAD) e o Centro Regional de Referência para capacitação de agentes e de trabalhadores atuantes no campo das políticas sobre drogas - CRR/UFTM. Atua no ensino, pesquisa e extensão na Terapia Ocupacional com enfoque nas áreas de saúde mental; saúde coletiva; prevenção do uso problemático e intervenções junto a pessoa com problemas devido ao uso de álcool e outras drogas; e sexualidade humana. Professora colaboradora no Curso de Mestrado em Estudos da Ocupação da UFMG, onde orienta mestrado.

Alexandre Augusto de Deus Pontual, USP-Ribeirão Preto

Doutorando em Psicologia pela USP-Ribeirão Preto, com graduação sanduíche Brasil-Alemanha (UFES - Tübingen) em Psicologia, tem experiência na área de Pesquisa em Psicologia com ênfase em Psicometria, Psicologia Computacional, Psicomatemática, Psicofísica e estudos com psicoativos. É membro do LePsis (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade) e ICARO (Interdisciplinary Cooperation for Ayahuasca Research and Outreach). Foi membro do Centro Regional de Referência em Prevenção, Atenção e Reinserção - Álcool e Drogas do Espírito Santo (CRRESCES).

Jair Lício Ferreira Santos, FMRP-USP

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (1965), mestre em Sociologia pela Universidade de Chicago (1968) e Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1972). Tem os títulos de Livre Docente (1985) e Professor Titular de Demografia (1992) pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atualmente é Professor Titular - Colaborador Sênior - da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde atua como Professor Sênior. Foi membro de comitê assessor da CAPES - área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia de 2001 até 2010 e é membro do comitê assessor CA-SA do CNPq, desde 2018. É Editor Associado da Revista de Saúde Pública. Membro do corpo de pareceristas da Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto), da Revista Brasileira de Epidemiologia, da Revista da Associação Médica Brasileira, da Revista da Escola de Enfermagem (São Paulo) , da Revista Brasileira de Psiquiatria, da Revista Paidéia, dos Cadernos de Saúde Pública, da Acta Amazônica, do Australian Journal of Occupational Therapy, do International Journal of Public Health, dos Archives of Gerontology and Geriatrics, do Archives of Clinical Psychiatry, da Perspectives in Psychiatric Care, da Revista Chronic Diseases and Translational Medicine, e das publicações filiadas à BMC-series journals. Na ABEP - Associação Brasileira de Estudos Populacionais foi Vice Presidente (2015/2016) e foi coordenador do Grupo de Trabalho em População & Saúde (2006-2010). Diretor da Faculdade de Saúde Pública da USP (1997-2001) e Diretor Executivo da FAEPA - Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRP (2005 - 2009). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mortalidade, qualidade de vida, envelhecimento, saúde mental.

Clarissa Mendonça Corradi-Webster, FFCLRP-USP

larissa Mendonça Corradi-Webster é professora da Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Psicologia. É coordenadora do LePsis (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade). Também é professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia desta mesma unidade. Possui graduação em Psicologia pela FFCLRP-USP (1997), mestrado em Saúde na Comunidade pela FMRP-USP (2004) e doutorado em Psicologia pela FFCLRP- USP (2009). Realizou estágios em pesquisa na University of Pittsburgh sob supervisão da Profa. Ada Mezzich e na University of New Hampshire - EUA, sob supervisão da Profa. Sheila McNamee. Fez especialização em Psicoterapia e Psiquiatria da Adolescência no HCFMRP-USP. É membro do the Taos Institute e da ABRAMD.Também membro do GEDS - USP (Grupo de Estudos Drogas e Sociedade). É editora associada do periódo Paidéia (ISSN 0103-863X) e SMAD ? Revista Eletrônica Saúde Mental, Álcool e Drogas (ISSN 1806-6976). Na ANPEPP, participa do GT "Drogas e Sociedade". Suas pesquisas concentram-se nas temáticas de saúde mental e psicopatologia, com ênfase na área de álcool e outras drogas. Nesta área, vem estudando o uso de drogas por pessoas em tratamento psiquiátrico, o cuidado oferecido a pessoas que fazem uso problemático de drogas e políticas de saúde mental. Esteve em licença maternidade no ano de 2015.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA, ABEP. Critério padrão de Classificação Econômica Brasil. 2016. Recuperado de http://www.abep.org/novo/Content.aspx?ContentID=835

BENJET, C.; BORGES, G.; MÉNDEZ, E.; CASANOVA, L.; MEDINA-MORA, M. E. Adolescent alcohol use and alcohol use disorders in Mexico City. Drug & Alcohol Dependence, v. 136, p. 43–50, 2014. https://doi.org/10.1016/j.drugalcdep.2013.12.006

BRASIL, Presidência da República. Secretaria Nacional sobre Drogas. I levantamento nacional sobre o uso de álcool, tabaco e outras drogas entre universitários das 27 capitais brasileiras. Brasília: GREA/IPQ-HCFMUSP. 2010. 284 p. Recuperado de http://www.palestras.diversas.com.br/Nelson%20-%20Temas%20Diversos%20XXXI/Levantamento%20Nacional%20Sobre%20Drogas.pdf

FONSECA, R. S.; ESCOLA, J.; CARVALHO, A.; LOUREIRO, A. O perfil sociodemográfico dos estudantes universitários: estudo descritivo-correlacional entre uma universidade Portuguesa e Brasileira. Educ. Foco, v. 24, n. 1, p. 341-66, 2019.

FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS ESTUDANTIS - FONAPRACE. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) Graduandos(as) das Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras, Brasília, 2019, 284 p.

HENRIQUE, I. F. S.; DE MICHELI, D.; LACERDA, R.; LACERDA, L.; FORMIGONI, M. Validação da versão brasileira do teste de triagem do envolvimento com álcool, cigarro e outras substâncias (ASSIST). Rev Assoc Med Bras, v.50, n.2, p. 199–206, 2004. http://www.scielo.br/pdf/%0D/ramb/v50n2/20784.pdf

MENDONÇA, A. K. R. H.; JESUS, C. V. F.; FIGUEIREDO, M. B. G. A.; VALIDO, D. P.; NUNES, M. A. P.; LIMA, S. O. Consumo de álcool e fatores associados ao binge drinking entre universitárias da área de saúde. Esc Anna Nery, v. 22, n.1, p. e20170096, 2018.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, OMS. Relatório sobre a saúde no mundo: saúde mental, nova concepção, nova esperança. Relatório sobre a saúde no mundo: saúde mental, nova concepção, nova esperança. 2001.

PARENTE, E. A.; FERREIRA, G.E.; ALMEIDA, B. D. C.; ALENCAR FILHO, J. I. P.; SOUZA, J. N.; LIMA, J. W. O.; ALMEIDA, G. H. Alcohol use among medical students: a possible risk for future doctors? Journal of Health & Biological Sciences, v. 5, n. 4, p. 311–319, 2017. https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v5i4.1224.p311-319.

SIEGEL, S.; CASTELLAN, N. Estatística não paramétrica para ciências do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SILVA, E. C.; TUCCI, A. M. Padrão de Consumo de Álcool em Estudantes Universitários (Calouros) e Diferença entre os Gêneros. Temas em Psicologia, v.24, n. 1, p. 313-323, 2016. https://doi.org/10.9788/TP2016.1-21

SILVEIRA, C.; NORTON, A.; BRANDÃO, I.; ROMA-TORRES, A. Saúde mental em estudantes universitários, Acta Med Port. v. 24, S2, p. 247-256, 2011.

WHO ASSIST WORKING GROUP. The Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST): development, reliability and feasibility. Addiction. v. 97, n. 9, p. 1183-94, 2002.

WILIAMS, F.; BRANDS, B. Knowledge of consequences, academic performance and drug consumption among undergraduate students in one university in Jamaica. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 28, n. spe, e213, 2019 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072019000600301&lng=en&nrm=iso>.

Downloads

Publicado

2021-01-07

Como Citar

Ruzzi Pereira, A., Pontual, A. A. de D., Santos, J. L. F., & Corradi-Webster, C. M. (2021). Uso de drogas entre universitários de uma universidade federal de Minas Gerais. Revista Valore, 5, e-5023. https://doi.org/10.22408/reva502020434e-5023

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)