Caracterização e Funcionamento de Negócios de Impacto Social da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Matheus de Arruda Rodrigues Alves, Marco Antonio Conejero, Aldara da Silva César

Resumo


Ainda não existe clareza quanto as características e limites dos negócios de impacto social (NIS), sendo esses ainda alvo de debates. Assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma caracterização dos NIS na região metropolitana do RJ, de forma a contribuir para a consolidação do conhecimento. Para tanto, foi realizado um estudo multicasos, com entrevistas direcionadas a empreendedores e gestores de NIS da região. Foi possível discutir fatores críticos de sucesso, modelos de negócios e as diferentes perspectivas sobre os NIS. Nesse sentido, foram identificados aspectos comuns às organizações, entre eles pode-se mencionar (1) a grande importância da internet, sendo esta a principal ferramenta para comunicação externa nas organizações, com destaque para as redes sociais; (2) alta incidência de práticas de gestão horizontal; (3) alta escolaridade dos empreendedores sociais; (4) frequente incidência de parcerias; entre outros.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020440e-5039

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