A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BRANCA, N. A. Resolução de problemas como meta, processo e habilidade básica. In.: KRULIK, S.; REYS, R. E. (Org.). A resolução de problema na matemática escolar. Tradução Hygino H. Domingues e Olga Corbo. São Paulo: Atual, 1997. P.4-12.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p.
BRASIL. Caderno Prova Brasil: Avaliação do Rendimento Escolar 2013. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2013.
BRASIL. Inep apresenta resultados da Prova Brasil 2015. Publicado em 08-09-2016. Disponível em: < http://www.brasil.gov.br/educacao/2016/09/inep-apresenta-resultados-da-prova-brasil-2015>. Acesso em: 9 mar. 2018.
BRASIL. Portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC. Disponível em: < http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro?view=default>. Acesso em 11 nov. 2017.
BRASIL. Sistema de Avaliação da Educação Básica: Documentos de Referência versão 1.0. Brasília: MEC, INEP, DAEB, 2018. Disponível em:
. Acesso em 25 abr. 2019.
CARDOSO, M. R. G. A resolução de problemas para o ensino de matemática nos anos iniciais: perspectivas, dilemas e possibilidades. 2019. 129 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2386.
DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. 12ª ed. São Paulo: Ática, 2002.
DANTE, L. R. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2010.
DANTE, L. R. Ápis: Matemática – Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 2 ed. São Paulo: Ática, 2014. (Obra em 3 v. do 1º ao 3º ano).
DANTE, L. R. Ápis: Matemática – Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 2 ed. São Paulo: Ática, 2014. (Obra em 2 v. para 4º e 5º ano).
DINIZ, M. I. Os problemas convencionais nos livros didáticos. In.: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. P. 99-102.
ECHEVERRIA, M. P. P.; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In.: POZO, J. I. (Org.); A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998. p.13-41.
KANTOWSKI, M. G. Algumas considerações sobre o ensino para resolução de problemas. In.: KRULIK, Stephen; REYS, Robert E. (Org.). A resolução de problema na matemática escolar. Tradução Hygino H. Domingues e Olga Corbo. São Paulo: Atual, 1997. P.270-282.
ONUCHIC, L. R.; Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In.: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p.199-218.
POZO, J. I.; ANGÓN, Y. P. A solução de problemas como conteúdo procedimental da Educação Básica. In.: POZO, J. I. (Org.); A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998. p.139-175.
REAME, E.; MONTENEGRO, P. Projeto Coopera: alfabetização matemática. 1º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2014. (Obra em 3 v. do 1º ao 3º ano).
REAME, E.; MONTENEGRO, P. Projeto Coopera: Matemática. 4º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2014. (Obra em 2 v. do 4º e 5º ano).
Relatório SAEB (ANEB e ANRESC) 2005-2015: panorama da década. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018.
ROCHA, A. G. (ed.). Projeto Buriti Matemática: Matemática. 3 ed. São Paulo: Editora Moderna, 2014. (Obra em 3 v. do 1º ao 3º ano).
ROCHA, A. G. (ed.). Projeto Buriti Matemática: Matemática. 3 ed. São Paulo: Editora Moderna, 2014. (Obra em 2 v. do 4º e 5º ano).
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Ler e aprender matemática. In.: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. P. 69-86.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (org.) Resolução de problemas nas aulas de matemática: o recurso da problemateca. Porto Alegre: Penso, 2016.
DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020450e-5041
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.