A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL

Márcia Regina Gonçalves Cardoso, Guilherme Saramago de Oliveira

Resumo


O presente texto decorre de uma pesquisa de doutoramento que buscou investigar a Resolução de Problemas como campo de pesquisa e sua aplicação ao ensino de Matemática. Este estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: como é concebida a Resolução de Problemas nos documentos orientadores para o ensino de Matemática do MEC, nos livros didáticos de Matemática utilizados pelas escolas públicas e nas questões que compõem os exames nacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental? Buscou-se analisar se o mau desempenho dos alunos em Matemática nas avaliações oficiais está associado, em parte, a uma possível discordância quanto ao tratamento dado à Resolução de Problemas nas orientações oficiais do MEC (através dos PCN), nos livros didáticos e no próprio SAEB. A pesquisa demonstrou que o que é cobrado nas avaliações oficiais do SAEB, através da Prova Brasil, não se alinha às orientações do MEC/PCN para o ensino de Matemática, mas coincide com o que é trabalhado nas escolas públicas através dos livros didáticos.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020450e-5041

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008