PROPOSIÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS APLICADAS EM ENTREVISTA E QUESTIONÁRIO

Autores

  • Cristina Novikoff Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/Cajazeiras.

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva502020472e-5027

Resumo

O entrelaçamento entre os aspectos técnico e ético em pesquisa acadêmico-científica são matéria do presente artigo. Objetiva apresentar alguns critérios de garantia de validação de cientificidade associados às normalizações e regulamentações estabelecidas na Resolução CNS 466/12. E, segue com a discussão dos fundamentos pautados em cientificidade e de base ética para pesquisadores iniciantes e discorrer sobre algumas proposições de construção de questionário e a entrevista como os dois instrumentos mais usados em estudos das áreas de educação e ciências sociais aplicadas.

Palavras-chave: Normalização técnico-científica, Ética, Entrevista, Questionário.

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Biografia do Autor

Cristina Novikoff, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/Cajazeiras.

Pós-doutorado em Educação pela FEBFE/UERJ (2013). Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUCSP (2006). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela UERJ (2002). Especialista em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2000) em Psicopedagogia na Educação pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1998) e em Ginástica Escolar pela Fundação Oswaldo Aranha (1993). Graduada em Pedagogia pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1990) e em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1987). Atua na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/Cajazeiras. Coordenadora do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/UFCG.

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Publicado

2021-01-07

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)