ASPECTOS DA TRAJETÓRIA DO PESCADO EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO DO CONSUMIDOR: ENVOLVENDO SUSTENTABILIDADE E HIGIENIZAÇÃO

Conceição de Nazareth de Oliveira Bezerra, Henrique Miguel de Lima Silva, Izabella Cristina da Silva Penha, Francisca Brenda Araújo da Silva, Rayanne de Kassia Carvalho Salimo

Resumo


O mercado de peixes cresce diariamente e o cenário observado é que o consumidor não tem consciência da origem do pescado, tanto em supermercados como em feiras livre.O objetivo da pesquisa foi verificar se o consumidor de feiras e supermercados tem acesso à informação da procedência do pescado. A pesquisa foi realizada com 43 pessoas no mercado do ver-o-peso e no supermercado no período de novembro de 2014. Durante a pesquisa de campo, foi aplicado questionário semi-estruturado com 12 perguntas e, também, foram distribuídos folders explicando a diferença entre pesca industrial e artesanal, bem como o conceito de pesca sustentável, apresentou-se também a diferença de peixe in-natura e congelado. No Supermercado Líder foram entrevistados 22 pessoas, destas apenas 6 relataram ter acesso a informação da procedência do pescado, 40% das consumidores sabem o que é pesca sustentável e 77,27% das pessoas afirmam conhecer a Lei do Defeso, 59% sabem diferenciar a pesca industrial para artesanal, 59% dos entrevistados nesta localidade mostraram-se preocupados com a higiene delatando procurar saber a respeito dos métodos envolvidos neste processo, 81% destes consumidores alegam saber que o peixe possui maior valor protéico em detrimento a outras carnes e 95,45% destes preferem o produto in natura ao invés do congelado.No Mercado do Ver-o-Peso foram entrevistadas 21 pessoas, onde 13 pessoas mostraram-se preocupadas quanto as condições higiênicas do local, 47,61% alegam ter acesso a informação sobre a procedência do pescado, 66,66% dos entrevistados afirmam ter conhecimento sobre a pesca sustentável e saber diferenciar a pesca industrial da pesca artesanal, 76,19% conhece a Lei do Defeso, em relação a quem compra mais no supermercado do que na feira foram 52,38% quem consomem mais no primeiro dito. O principal resultado obtido foi que independente do local, o consumidor não tem conhecimento acerca da procedência do pescado. Portanto, com base nos dados, conclui-se que os consumidores preferem os supermercados por conta da conveniência que estes implicam como proximidade, variedade de produtos e a forma de pagamento.


Texto completo:

PDF

Referências


AGNESE. Contagem de bactérias heterotróficas aeróbias mesófilas e enumeraçäo de coliformes totais e fecais, em peixes frescos comercializados no município de Seropédica - RJ. RJ. 2001.

CORREIA, M.; RONCADA, M. J. Características microscópicas de queijos prato, mussarela e mineiro comercializados em feiras livres da Cidade de São Paulo. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 3, n. 31, p. 296-301, 1997.

GERACE, P. T.; QUINTO, F. C.; BARROS, G. C. Tecnologia aplicada ao pescado da produção ao consumo. RJ. 1987.

JULIANO, R. P. Qualidade do pescado em feira livre. SP. 2007.

MARIUZZO, D. Segurança Alimentar: Certificação EUREPGAP IFA. 13º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores - Tecnologias para o Melhoramento Genético. Ribeirão Preto: ANCP, 2005.

NETO, A. P. R. Fatores que influenciam na decisão de compra de pescado nas feiras livres de Macapá - AP. 2010. 38 f.

SANTOS, A. R. A feira livre da Avenida Saul Elkind em Londrina-PR. GEOGRAFIA: Revista do Departamento de Geociências v. 14, n. 1, jan./jun. 2005.

SARTORI & AMANCIO. Pescado: importância nutricional e consumo no brasil. SP. 2012.

SOARES, A. L. S. Melhoramento dos mercados internos de produtos pesqueiros na América Latina e no Caribe. Projeto TCP/RLA/3111 da FAO, 2007. 64P. Disponível em: . Acesso em 04 outubro 2018.

SILVA, M. L.; MATTÉ, G. R.; MATTÉ, M. H. Aspectos sanitários da comercialização de pescado em feiras livres da cidade de São Paulo, SP/Brasil. Revista do Instituto Adolfo Lutz, v. 6, n. 3, p. 208-214, 2008.

XAVIER, et al. Perfil Socioeconômico dos Comsumidores de PescadoFresco Comercializados em Feiras Livres da Cidade de Garanhuns-PE. Pe. 2013.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva30201848620-27

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008