O papel dos gestores de RH de estabelecedores de novos modelos de convivência nas organizações através da mediação de conflitos geracionais

Renan Gomes de Moura, Paloma De Lavor Lopes

Resumo


Em meio a diferentes profissionais, cada um com seu modo de pensar sobre o trabalho e forma de trabalhar, o conflito facilmente instala-se num ambiente organizacional gerando choques de ideias e consequentemente perda da produtividade. Nesse momento o gestor de Recursos Humanos possui um papel fundamental, o de mediador. Esse trabalho tem por objetivo geral evidenciar o papel do gestor de Recursos Humanos diante de conflitos geracionais. Para tanto, foi realizada tanto uma pesquisa bibliográfica quanto uma pesquisa de campo visando evidenciar os conflitos existentes em uma organização. Os resultados alcançados por esse trabalho permitiram analisar que os conflitos entre Geração Baby Boomers, Geração X e Geração Y, podem ser minimizados a partir do momento que os gestores modifiquem seu modo de lidar com os diferentes profissionais, entendendo as causas dos conflitos para chegar à resolução mais assertiva possível.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; et. al. Princípios de Negociação – Ferramentas de Gestão. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

ASSIS, Jaqueline de et. al. As Relações no Gerenciamento Estratégico do Relacionamento entre Liderança e Geração Y. Sul, Chapecó, 2012. Disponível em:www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2012/R30-1553-e Acesso em 30 jan.2014.

BANOV, Márcia Regina e FIDELIS, Gilson José. Gestão de Recursos Humanos – Tradicional e Estratégica. 2 ed. São Paulo:Érica, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARROS, Jorge Pedro Dalledonne. Negociação. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2009.

BOOG, Gustavo G, O choque das gerações Baby Boomers, X e Y: como sair desta? Disponível em: http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/colunistas/031109. Acesso em: 31 jan.2014.

CARVALHAL, et. al. Negociação e Administração de Conflitos. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

CARVALHO, Antônio V. de; et. al. Administração de Recursos Humanos. v.1, 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O capital das organizações. 9 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CORDEIRO et. al. A questão das Gerações no campo da Gestão de Pessoas: tema emergente?XV SemeAD 2012. Disponível em:www.ead.fea.usp.br/semead/964.pdf.Acesso em: 30 mai. 2014.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas. Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2010.

GUALDI, Flávio Pereira. RAMOS, Kênia. FERNANDES, Kellia Jordana. TFS de PSICOLOGIA. Brasília, 2010 Disponível em: http://trabalhosderh.blogspot.com.br/2011/02/formas-de-poder-e-as-causas-dos.html. Acesso em: 30 mai. 2014.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 7.ed.São Paulo:Atlas, 2010.

LOMBARDIA, Pilar García. Quem é a geração Y? HSM Management, n.70, p.1-7. set./out.2008

MARTINELLI, Dante P. e ALMEIDA, Ana Paula de. Negociação e Solução de Conflitos. Do impasse ao ganha-ganha através do melhor estilo. São Paulo:Atlas, 2011.

NERY, Maria da Penha. Métodos Para a Administração de Conflitos. Disponível em: www.geocities.ws/relacoeshumanas/pages/artigos_admconflitos.htm‎. Acesso em: 31 jan.2014.

OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: Era das Conexões, Tempo de Relacionamentos. São Paulo: Clube de Autores, 2009.

ROBBINS, Stephen P. et al. Comportamento Organizacional.Teoria e prática no contexto brasileiro.14 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

SANTOS, Cristiane Ferreira dos; et. al. O processo evolutivo entre as gerações X, Y e Baby Boomers. XIV SemeAd Seminários em Administração, 2011. Disponível em: www.ead.fea.usp.br/semead/221.pdf.Acesso em:15 abr.2014.

SPECTOR, Paul E. Psicologia nas Organizações. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

SERRANO, Daniel P. Geração Z.Disponível em:http://www.portadomarketing.com.br/artigo 3/Geração_Zhtm.Acesso em: 30 mai. 2014.

VASCONCELOS et. al. A Geração Y e suas Âncoras de Carreira. Revista eletrônica de Gestão Organizacional. Disponível em: www.revista.ufpe.br/gestaoorg/php/gestao/article/. Acesso em 15 fev.2014.

WEIL, Pierre. A Arte De Viver a Vida. 2 ed. Brasília: Letrativa Editorial, 2004.

WIELSEL, Gilberto. Geração Z: sustentáveis, exigentes e seus futuros clientes. Sua empresa está preparada?Disponível em: www.administradores.com.br/33541/.Acesso em:30 mai.2014




DOI: https://doi.org/10.22408/reva12201751103-123

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008