Quem entende de sustentabilidade?: um case de educação ambiental

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva702022549e-7028

Abstract

Este artigo apresenta os resultados de um survey sobre percepção social da sustentabilidade e comportamento sustentável de alunos do ensino médio, num colégio da rede pública de educação, localizado no sudeste do Estado do Paraná. Foi aplicado um questionário direcionado a 58 alunos, obtendo-se amostragem de 75% do universo da pesquisa. Os resultados mostram que os estudantes percebem as ações de sustentabilidade que estão mais evidentes e repetitivas em seu dia a dia. Também se mostram mais propensos a adotar comportamentos sustentáveis em relação a ações que merecem maior destaque na mídia ou que tem maior probabilidade de os expor publicamente.

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Biografie autore

Carlos Alberto Marçal Gonzaga, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Bacharelado em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE, 1986), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1994) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2006). Pós-Doutorando no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA, 2019-2020) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, coordenando pesquisa em ordenamento territorial. Professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), vinculado ao Departamento de Administração e ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC). Coordenou, regionalmente, o Programa Bom Negócio Paraná, de capacitação em empreendedorismo. Foi Diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UNICENTRO. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Regional. Atua principalmente com os seguintes temas: políticas públicas, planejamento governamental, organização comunitária, empreendedorismo e sustentabilidade.

Marcos Cieslak, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Tecnólogo em Tecnologia Industrial da Madeira pela Universidade do Contestado (UnC, 2005), Especialista em Engenharia da Produção pelo Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu, 2007), Licenciado em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter, 2018), Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Cesumar (UniCesumar, 2019), Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro, 2019). Professor de ensino médio da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Atua em cursos de formação técnica no Sistemas Fiesc/Senai e Fiep/Senai. Tem experiência organizacional com Arranjo Produtivo Local do setor madeireiro. Atua principalmente com os seguintes temas: gestão de projetos e processos, planejamento e controle de produção, fundamentos do trabalho organizacional, empreendedorismo, sustentabilidade.

Adriéli Mazurek Cieslak, Universidade Estadual do Paraná

Licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática, e em Química, pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv, 2002 e 2006). Licenciada em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter, 2018). Especialista em Ciências: Biologia/Química, e em Ensino da Matemática, pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv, 2002 e 2003), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2008), Especialista em Educação Especial pela Faculdade Bagozzi (2016). Mestranda em Educação Matemática na Universidade Estadual do Paraná (Unespar, 2019-2020). Professora efetiva da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná (20 horas), desde 2009, atuando com as seguintes disciplinas: Química, Matemática, Educação Orientada. Professora efetiva da Rede Pública de Educação do Estado de Santa Catarina (20 horas), desde 2020, para a disciplina de Sociologia. Atuou como Coordenadora de Educação Integral e Coordenadora da Equipe de Educação Básica no Núcleo Regional de Educação (NER) de União da Vitória (PR).

Maria Emília Rodrigues, Centro Universitário Internacional

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2006), especialista em Ensino da Filosofia pela Faculdade Bagozzi (2009), mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2012). Possui experiência em: ensino de Sociologia no Ensino Fundamental e Médio; atividades de pesquisa e planejamento em estudos relacionados a trabalho, juventude, educação e sociedade; participação no desenvolvimento de Planos de Regularização Fundiária, Planos Diretores e Planos Municipais de Coleta Seletiva. Atualmente atua como professora de Sociologia no Ensino Superior em cursos presenciais e EaD no Centro Universitário Internacional (Uninter). Atua com os seguintes temas: trabalho imaterial, flexibilização do trabalho, tecnologias da informação e da comunicação.

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Pubblicato

2022-09-16

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)