AS VULNERABILIDADES SOCIAIS FRENTE À COVID-19: ALGUMAS REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva702022578e-7021Resumo
A Covid-19 apresenta-se como um novo vírus contagioso e ainda há muito a ser descoberto sobre ele. Até o presente momento, não existe vacina ou tratamento específico, ao contrário da gripe comum para a qual já se fazem conhecidos tratamentos e uma pré-imunidade. A comunidade científica, atualmente, está debruçada em descobrir uma forma de imunizar a doença, visto que há uma preocupação de como a pandemia do Covid-19 pode afetar a população de países com sistemas de saúde já debilitados. A fragilidade desses sistemas com a sua sobrecarga representa um dos maiores impactos do vírus, em especial àqueles que são mantidos à margem da sociedade. O objetivo do estudo é refletir como a pandemia da Covid-19 vem afetando o contexto social das populações mais pobres no Brasil, sobretudo estudantes, moradores de favelas e demais espaços periféricos. A metodologia adotada foi a bibliográfica, cujo referencial teórico apoiou-se especificamente em periódicos, reportagens e livros. Com base nos estudos realizados, os mesmos nos permitiram comprender que os efeitos da Covid-19 implicaram em uma maior intensificação dos problemas sociais às pessoas mais pobres, nos impondo a construir coletivamente alternativas ao atual modelo de funcionamento da sociedade.
Downloads
Referências
ARAUJO, S. P.; VIEIRA, V. D.; KLEM, S. C. S.; KRESCIGLOVA, S. B. Tecnologia na educação: contexto histórico, papel e diversidade. Universidade Estadual de Londrina. IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD, 2017, p. 920-928.
BARRETO, O.; NATIVIDADE, M.; GUIMARÃES, J.; ARAGÃO, E. Grupo de Impactos Sociais e Distributivos Rede Covida, 2020. Disponível em:https://covid19br.org/main-site-covida/wp-content/uploads/2020/05/Reflexoes-educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 05 jul. 2020.
BOLETIM DE OLHO NO CORONA. Disponível em: https://mareonline.com.br/coronavirus/bonsucesso-tem-a-maior-taxa-de-mortalidade-por-covid-19-da-cidade/. Acesso em: 04 jul. 2020.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 6 jun. 2020.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em 02 jul. 2020.
_______. Medida Provisória nº 934, de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/mpv/mpv934.htm . Acesso em 02 jul. 2020.
DATA RIO. Instituto Pereira Passos. Disponível em http://www.data.rio/datasets/painel-rio-covid-19. Acesso em: 04. Julho. 2020.
DAVIS, M. Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020.
HAJE, L. Projeto torna obrigatório uso de máscara em locais públicos em todo o território nacional. In: Agência Câmara de Notícias. Disponível em: https://www.iob.com.br/noticiadb.asp?area=juridicas¬icia=458380. Acesso em: 02 jul. 2020.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. 2017.
IPEA. Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros. 2015. Brasília; IPEA, 2015.
JUNIOR, N. C.; ELIAS, P. E. A reforma do Estado no Brasil: as organizações sociais de saúde. FGV - Revista de Administração Pública, v. 37, n. 2, p. 201-226, 2003.
LOLE, A.; STAMPA, I.; GOMES, R. L. R. [Orgs]. Para além da quarentena: reflexões sobre crise e pandemia. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2020.
MARÉ NOTÍCIAS ONLINE. Disponível em mareonline.com. br Acesso em: 04 jul.2020.
PAULA, D. G. de; SILVA, A. S. da; VILLA, T. C. S; MOTTA, M. C. S. da. Permanência de profissionais que atuam no programa de controle da tuberculose. Revista. Brasileira. Enfermagem. [online], v. 72, n. 5 [cited 2020-07-06], p. 1258-1264, 2019. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672019000501258&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em 06 jun. 2020.
PESSOA, F. Opinião Pública. In: SERRÃO, J. Ultimatum e páginas de sociologia política. Lisboa: Ática, 1980. 376 p. Disponível em http://arquivopessoa.net/typographia/textos/arquivopessoa-2908.pdf. Acesso em 07 Jul. 2020.
RAMOS, M. N. A educação em tempos de Covid-19. Correio Braziliense. Brasília, 05 jun. 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/opiniao/2020/04/02/internas_opinia ,841850/artigo-a-educacao-em-tempos-de-covid-19.shtml. Acesso em: 05 jul. 2020.
REDES DE DESENVOLVIMENTO DA MARÉ. Censo Populacional da Maré. Rio de Janeiro: Redes da Maré, 2019. Disponível em: https://www.redesdamare.org.br/media/downloads/arquivos/CensoMare_WEB_04MAI.pdf. Acesso em: 04 Jul. 2020. 108 p.
_______. Disponível em: https://mareonline.com.br/por-dentro-da-mare/a-mare-em-dados/. Acesso em: 04 Jul. 2020.
RIO DE JANEIRO (Estado). Decreto nº 46.966, de 11 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, 13 de março de 2020. Disponível em
https://pge.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MTAyMTk%2C. Acesso em 01 Jul. 2020.
SANTOS, B. S. A Cruel Pedagogia do Vírus. Edições Almedina: Coimbra, 2020.
SANTOS, V. S. dos. Coronavírus: A família de vírus que causou a pandemia de COVID-19. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/coronavirus.htm. Acesso em: 01 jul. 2020.
SENHORAS, E. M.; NASCIMENTO, F. L. [Orgs]. COVID-19: Enfoque gerenciais na saúde. Boa Vista: EdUFRR, 2020.
SILVA, M. N.; MENDANHA, J. F. A importância da ferramenta tecnológica no contexto social e educacional. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v. 7, n. 1, p. 1-9, 2014.
SPONCHIATO, D. Coronavírus: como a pandemia nasceu de uma zoonose. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/coronavirus-pandemia-zoonose/. Acesso em: 03 jun. 2020.
THOMPSON, J. B. A nova visibilidade. Matrizes, v. 1, n. 2, p. 15-38, 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38190/40930 . Acesso em: 5 jul. 2020.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente; Tradução: Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2012. 342 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.