SAÍDA TÉCNICA ESCOLAR: SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS E SABERES

Cristianni Antunes Leal

Resumo


O ambiente escolar apresenta variadas metodologias de ensino e aprendizagem, uma delas é a saída com estudantes para locais pedagógicos onde a aula ocorra fora dos muros da escola, como em um museu. As saídas com os estudantes da educação básica apresentam inúmeras vantagens educacionais, mas também demanda planejamento e posturas da equipe escolar que estará acompanhando os estudantes, contudo, por meio da experiência profissional percebeu-se que nem todos os profissionais da escola, como os docentes, estão preparados para sair com discentes. Refletindo nesta problemática, o estudo surge com o objetivo de compartilhar as experiências docentes para saídas com estudantes da educação básica pública, a fim de um melhor aproveitamento destas saídas, sem perder seu teor instrutivo, mas também afetivo. A metodologia abordada foi a experiência da autora deste estudo em saídas com estudantes, portanto é um relato de experiência, sendo uma pesquisa ex-post-facto. Como preposição, deixa-se um modelo de autorização, controle de estudantes, ‘Ofício’, entre outros documentos julgados necessários para que saídas técnicas sejam aproveitadas ao máximo por estudantes e agentes profissionais, além de partilhar orientações para os docentes saírem com seus estudantes e que de fato a saída gere frutos férteis em todos os participantes: o capital cultural.

Palavras chave: Educação básica; Formação de agentes profissionais para saídas; Recomendações para sair com estudantes; Relato de experiência; Saberes docentes.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, M.F.F.; PRAXEDES, G.C. A aula passeio da pedagogia de Célestin Freinet como possibilidade de espaço não formal de educação. Ensino em Re-vista. Uberlândia: MG. V. 20, nº 01, jan./jun., 243-250p, 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 de jul, de 2020.

ÁVILA, S.G.R. Aportaciones de la pedagogia Freinet a la educación em España. Tendencias Pedagógicas. Nº 27, 231-250, 2016. Disponível em: . Acesso em: 06 de maio de 2020.

BARROS, F.C.O.M.; VIEIRA, A.M.S. A aula-passeio como experiência vivida: Freinet no ensino superior. Revista Internacional de Formação de Professores. SP. V. 04, nº 04, 79-91p, 2019. Disponível em: . Acesso em: 06 de jul. de 2020.

FORTUNATO, I. Aprendendo com Célestin Freinet: o passado ainda é presente. Tendencias Pedagógicas. Nº 27, 251-258p, 2016. Disponível em: . Acesso em: 06 de jul. de 2020.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Tradução: Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010, 120p.

LEAL, E.A.; MIRANDA, G.J.; NOVA, S.P.C.C. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2018, 235p.

LEAL, C.A.; MEIRELLES, R.M.S. As interações docentes na partilha de saberes ‘tardifianos’. Ensino em Re-Vista. V. 26, n. Especial, p. 1148-1170, 2019. Disponível em: . Acesso em: 06 de jan. de 2020.

LIMA, N.M.F. Freinet: pespectivas e contribuições no âmbito do ensino-aprendizagem. Educação básica revista. V. 02, nº 02, 1-6p, 2016. Disponível em: . Acesso em: 06 de jul. de 2020.

LIMA, R.R. Contribuições pedagógicas de Célestin Freinet. Ensaios Pedagógicos. Sorocaba: SP. V. 01, nº 01, jan./abr. 87-94p, 2017. Disponível em: . Acesso em: 06 de jul. de 2020.

MORA, F. Neuroeducación: solo se puede aprender aquello que se ama. 2ªed. Madrid: Alianza editorial, 2017, 245p.

SANTOS, D.M.; DEMIZU, F.S.B.; PERIN, C.S.B.; MOLINA, A.A. A influência da pedagogia Freinet na função do professor no contexto educativo e sua proposta para uma escola moderna. Pedagogia em Foco. Iturama: MG. v. 13, nº 09, jan./jun., 52-64p, 2018. Disponível em: . Acesso em: 06 de jul. de 2020.

SILVEIRA, D.T. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009, p. 31 – SILVEIRA, D.T.; CÓRDOVA, F.P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T.E.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Tradução: Francisco Pereira. 17ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, 325p.

VIEIRA, R.M.; VIEIRA, C. Estratégias de ensino/aprendizagem. Coleção: Horizontes Pedagógicos, 1ª ed.: Lisboa: Instituto Pedagógicos, 2005, 152p.

VILLELA, M.F.F. A pedagogia Freinet e a escola pública: uma nova abordagem para um velho problema. Pro-posições. Campinas: SP, nº 04, abr., 52-59, 1991.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva702022591e-7014

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008