SAÍDA TÉCNICA ESCOLAR: SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS E SABERES

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DOI:

https://doi.org/10.22408/reva702022591e-7014

Resumo

O ambiente escolar apresenta variadas metodologias de ensino e aprendizagem, uma delas é a saída com estudantes para locais pedagógicos onde a aula ocorra fora dos muros da escola, como em um museu. As saídas com os estudantes da educação básica apresentam inúmeras vantagens educacionais, mas também demanda planejamento e posturas da equipe escolar que estará acompanhando os estudantes, contudo, por meio da experiência profissional percebeu-se que nem todos os profissionais da escola, como os docentes, estão preparados para sair com discentes. Refletindo nesta problemática, o estudo surge com o objetivo de compartilhar as experiências docentes para saídas com estudantes da educação básica pública, a fim de um melhor aproveitamento destas saídas, sem perder seu teor instrutivo, mas também afetivo. A metodologia abordada foi a experiência da autora deste estudo em saídas com estudantes, portanto é um relato de experiência, sendo uma pesquisa ex-post-facto. Como preposição, deixa-se um modelo de autorização, controle de estudantes, ‘Ofício’, entre outros documentos julgados necessários para que saídas técnicas sejam aproveitadas ao máximo por estudantes e agentes profissionais, além de partilhar orientações para os docentes saírem com seus estudantes e que de fato a saída gere frutos férteis em todos os participantes: o capital cultural.

Palavras chave: Educação básica; Formação de agentes profissionais para saídas; Recomendações para sair com estudantes; Relato de experiência; Saberes docentes.

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Biografia do Autor

Cristianni Antunes Leal, Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)

Docente de Ciências e Biologia na SEEDUC-RJ desde 2006.

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Publicado

2022-09-16

Como Citar

Leal, C. A. (2022). SAÍDA TÉCNICA ESCOLAR: SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS E SABERES. Revista Valore, 7, e-7014. https://doi.org/10.22408/reva702022591e-7014

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)