ASSÉDIO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA BRASILEIRA: UM ESTUDO MULTIDIMENSIONAL

Autores

  • Fernanda Isoni de Paiva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Universidade de Aveiro, Aveiro – Portugal
  • Kely César Martins de Paiva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva50202065073-89

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar como servidores públicos de uma instituição de ensino percebem o assédio, numa perspectiva multidimensional. Foram identificados estudos que priorizam diversas faces do fenômeno, como a econômico-organizacional, a institucional-legal e a cultural, além da usualmente priorizada, a interpessoal, que envolve diretamente assediador e assediado. Tais interfaces mostram-se úteis na compreensão do fenômeno no locus observado, tendo em vista peculiaridades do setor público brasileiro, em especial em instituições de ensino. A pesquisa qualitativa pautou-se em dez entrevistas, cujos dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Percebeu-se que as raízes do assédio (moral ou sexual) transcendem aspectos pessoais e profissionais na relação assediador-assediado, fazendo-se presentes nos relatos outras dimensões que indicam o quão profundas certas causas podem ser, além de suas conexões entre si, trazendo avanços teórico-conceituais ao estudo do fenômeno, bem como outras contribuições de cunho pragmático. Sublinha-se a necessidade de se repensar e ampliar as responsabilidades organizacionais e institucionais relacionadas ao fenômeno, a partir do (re)conhecimento de outras práticas, semelhantes e/ou diferentes, nos mais diversos contextos organizacionais.

Palavras chave: Assédio, Assédio moral, Assédio sexual, Setor público, Instituição de ensino

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Publicado

2020-09-29

Como Citar

Paiva, F. I. de, & Paiva, K. C. M. de. (2020). ASSÉDIO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA BRASILEIRA: UM ESTUDO MULTIDIMENSIONAL. Revista Valore, 5, 73–89. https://doi.org/10.22408/reva50202065073-89