ATUAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS NO FORTALECIMENTO DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL PÓS PANDEMIA: A CULTURA ORGANIZACIONAL COMO CAMINHO

Luiz Guilherme Dias César, Lívia A Neves

Resumo


Diante das complexidades apresentadas pelo contexto pandêmico, atravessado pelas economias mundiais, este ensaio teórico vem propor caminhos de atuação para as organizações fortaleceram o comprometimento de seus funcionários. No novo normal, a área de Gestão de Pessoas (GP) se fortalece como um parceiro empresarial por meio de novas práticas que visem a adaptação interna em relação a esse complexo contexto. As ações de GP que buscam adequar a cultura organizacional em todos os seus níveis, tendem a aumentar o comprometimento organizacional dos funcionários. Neste sentido, o artigo apresenta três proposições para contribuir e direcionar a área de GP no novo normal. As proposições se sustentam em uma análise teórica pautada na produção que existe até o momento sobre as práticas abordadas e o contexto da COVID-19, somado a relatos de profissionais da área. A grande limitação deste estudo é a pouco produção acadêmica, mas isso também, é o que gera a grande contribuição do trabalho. As proposições apresentadas geram subsídios para os gestores fortalecerem o comprometimento dos funcionários por meio de artefatos, crenças e valores e, suposições básicas da cultura organizacional no novo normal.

PALAVRAS CHAVE: COVID-19. Gestão de Pessoas. Comprometimento organizacional. Cultura organizacional. Trabalho remoto.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020656192-205

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008