GESTÃO DO DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: CONTEXTO ATUAL, BOAS PRÁTICAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva502020661267-292Resumo
A gestão do desempenho humano, em interlocução com outras funções da área de gestão de pessoas e alinhamento ao planejamento institucional, tem sido um desafio para as organizações públicas, caracterizando-se por procedimentos ritualísticos e por avaliações dissonantes ao real desempenho do servidor. Além disso, limites estruturais, sistêmicos e fatores legais e culturais incidem sobre todo o processo. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva compreender a gestão de desempenho de Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs), em oito instituições públicas federais de ensino. A identificação das características desses processos, especialmente limitações, potencialidades e soluções para problemas de relevo, e a análise da aplicabilidade de boas práticas em instituições semelhantes encerram o escopo deste trabalho. Como metodologia, foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas semiestruturadas. A técnica de análise dos dados baseou-se na análise de conteúdo. Os resultados apontam para a predominância de critérios avaliativos desvinculados de competências, com notáveis ressalvas; processos geralmente pouco estruturados e sem interlocuções com as demais funções da área de gestão de pessoas; existência do comportamento de leniência; e insuficiências de ações de comunicação e de suporte adequado de sistemas de gestão. Por fim, as boas práticas identificadas foram apresentadas.
Palavras chave: Gestão do desempenho. Avaliação de desempenho. Gestão de pessoas. Gestão de pessoas no setor público. Instituições Federais de Ensino.
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