PREMONIÇÃO, VIDA E MORTE: A CLITEMNESTRA DE ÉSQUILO NA CONTEMPORANEIDADE DE LYGIA FAGUNDES TELLES
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva40201968653-67Resumo
Este trabalho se propõe a tecer considerações acerca da presença de vida, morte e de elementos premonitórios da Oréstia, de Ésquilo, na produção ficcional de Lygia Fagundes Telles, mais precisamente no conto “O Encontro”. Pretende-se que aspectos da organização narrativa sejam observados, tendo como ponto de partida os elementos relevantes no desenvolvimento da trama, especificamente referentes a Clitemnestra em Coéforas, considerando que em ambos os textos, vida, morte e premonição se entrelaçam, diretamente ligados ao etéreo e ao místico, a uma interação com divindades que torna o homem mais divino e os deuses mais humanos. Tais observações são relevantes no entendimento de aspectos sociais, como herdeiros de uma tradição ocidental bem como formadores de estruturas sociais e psicológicas da sociedade brasileira contemporânea.
Palavras-chave: Literatura Fantástica; Ésquilo; Poética dos Sonhos; Lygia Fagundes Telles.
Downloads
Referências
ÉSQUILO. Oréstia. 5ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
MOREIRA, Alexandre Guimarães. O fantástico e o medo: uma leitura de Mistérios, de Lygia Fagundes Telles. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.
PAOLI, Beatriz de. “Adivinhação e Poder nas Coéforas de Ésquilo”. In: Let. Cláss., São Paulo, v. 18, n. 2, p. 3-15, 2014.
PEREIRA, Susana Marques. “Poética dos Sonhos e das Visões em Estado de Vigília – I”. In: Humanitas 60. Coimbra: UC, 2008. Disponível em: https://www.uc.pt/fluc/eclassicos/publicacoes/ficheiros/humanitas60/02_S._Marques.pdf. Acesso em 21.02.2017.
SOUZA, Ronaldes de Melo e. Ensaios de poética e hermenêutica. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2010.
TELLES, Lygia Fagundes. Mistérios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.