SISTEMA WMS: VANTAGENS E DESVANTAGENS NA GESTÃO DE ESTOQUE

Felipe dos Santos Botelho, Heitor Pereira de Freitas, Rogério Vicente de Melo

Resumo


Esta pesquisa aborda aspectos teóricos e práticos que norteiam o uso do WMS (Warehouse Management Systems) nos serviços de atendimento aos clientes de empresas comerciais do ramo calçadista. Ela teve como delimitação o município de Volta Redonda, situado na Região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, por reconhecer a importância econômica do referido município para região, além do fato dos pesquisadores residirem no mesmo. Como procedimentos metodológicos foram usados o levantamento bibliográfico e documental, e a pesquisa se deu por meio de estudo de caso com o objetivo de descrever a qualidade dos serviços prestados nos estabelecimentos selecionados para pesquisa. Pesquisar a aplicação de ferramentas gerencias significa contribuir diretamente com o tema apontado, além de ter o estudo grande relevância para o setor de comercio varejista de calçados. Assim, esta pesquisa pôde contribuir com o referido setor, ao disponibilizar informações sobre as vantagens e desvantagens do uso do WMS, levando em consideração o aspecto social que considera os impactos, sejam eles positivos ou negativos, relacionados ao atendimento dos clientes destes estabelecimentos.

 

Palavras-chave: WMS; Logística; Tecnologia da Informação; Sistemas.


Texto completo:

PDF

Referências


BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organizações e logística empresarial. São Paulo: BOOKMAN, 2001.

BANZATO, E.; CARILLO JUNIOR, E.; RAGO, S.F.T. Atualidades na armazenagem. 1ª ed. São Paulo: IMAM, 2016.

BERTAGLIA, P.R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2003.

BOWERSOX, D.J.; CLOSS, D.J. Logística Empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001.

CAMPOS, L.F.R.; BRASIL, C.V. M. Logística: Teia de Relações. Curitiba: InterSaberes, 2013.

CARNEIRO, F.Q.; MORAES, S.F.; FERREIRA, K.A.; REIS, K.; PACHECO, T.S. Os Impactos da Implantação do Sistema WMS (Warehouse Management Systems) como Complemento do Sistema ERP (Enterprise Resource Planning): Estudo de Caso em uma Empresa Mineradora. XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. A Engenharia de Produção e o Desenvolvimento Sustentável: Integrando Tecnologia e Gestão. 2009.

CARR, N.G. IT Doesn’t Matter. Harvard Business Review, 81, 41-49. 2003. CARVALHO, J.M.C. Logística. 3ª ed. Lisboa: Edições Silabo, 2002.

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura: A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, v.1. 2000.

CHING, H. Y. Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada: Supply Chain. São Paulo: Ed. Atlas, 4ª edição, 2010.

COSTA, W. A.; GOOBO JUNIOR, J. A. Etapas de implementação de WMS: estudo de caso em um varejista moveleiro. GEPROS: Gestão da Produção, Operações e Sistemas: Bauru, 2008.

CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: criando redes que agregam valor. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa: Método Qualitativo, Quantitativo e Misto. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DIAS, J. C. Q. – Logística Global e Macrologística. Lisboa: Edições Sílabo. 2005.

FILHO, E.R. Gerência de Serviços para a gestão comercial: um enfoque prático. Curitiba: Ibpex, 2010.

GARCIA, E.; REIS, L.; MACHADO, L. & FERREIRA FILHO, V.J. Gestão de estoques: otimizando a logística e a cadeia de suprimentos. Rio de Janeiro: E-papers, 2006. GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LEITE, C.E.; FACHIN, A.F.O.C.; CUNHA, M.H.B. A Utilização do Sistema WMS para Otimização dos Processos Logísticos em uma Empresa Atacadista. X Congresso Nacional de Excelência em Gestão. 2014.

MACHADO, A.; SELLITTO, M. A.; Benefícios da Implantação e Utilização de um Sistema de Gerenciamento de Armazéns em um Centro de Distribuição. Produção Online, Florianópolis, 2012.

MARTINS, P.G. & ALT, P.R.C. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo. 2004.

NETO, R.V.N.; OLIVEIRA, J.R.A.; GHINATO, P. Supply Chain Management - Aplicação E Ferramentas. XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Curitiba-PR. 2002.

NOVAES, A.G. Logística e Gerenciamento na Cadeia de Distribuição. Rio de janeiro: Elsevier, 2007.

RODRIGUES, E. F. Logística integrada aplicada a um centro de distribuição: comparativo do desempenho do processo de armazenagem após a implementação de um sistema de gerenciamento de armazém (WMS). In SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, SEGeT. Resende-RJ. 2011.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; HARLAND, C.; HARRISON, A.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo. Atlas. 1997.

SLACK, N.; CHAMMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 2ª ed. – São Paulo: Atlas, 2007.

SROUR, R. H. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998. SUCUPIRA, C.; Gestão de Depósitos e Centros de Distribuição através dos Softwares WMS. Disponível em: Acesso em: 1 jun. 2016.

TURBAN, E.; MCLEAN, E.; WETHERBE, J. Tecnologia da informação para gestão. Tradução de Renate Schinke. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

VERGARA, S.C. - Projetos e relatórios de pesquisa em administração-. 9. ed. São Paulo: Atlas. 2010.

VIEIRA, D.R.; ROUX, M.l.; Auditoria logística: uma abordagem prática para operações de centros de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

WANKE, P. F. Logística e transporte de cargas no Brasil: produtividade e excelência no século XXI. São Paulo: Altas, 2010.

YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman2001.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva40201968993-106

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008