O PERFIL PROFISSIONAL DO CONTADOR NA COMTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ANÚNCIOS DE RECRUTAMENTO

Lidiane Machado, Renan Gomes de Moura, Paloma de Lavor Lopes, Marcus Vinícius Barbosa

Resumo


O perfil do profissional contábil vem evoluindo conforme a evolução tecnológica, tendo grande importância acompanhar essa evolução. O objetivo final do presente trabalho consistiu em verificar qual é o perfil desejado do contador pelas organizações na contemporaneidade.  É possível compreender que as organizações, de um modo geral, procuram, de modo geral, três perfis de contadores. Em face de tudo o que foi apresentado, observa-se que o contador precisa estar sempre se atualizando, e se inteirando do cenário a que está inserido, precisa estar aberto a todas as áreas da informação. Seu campo de atuação oferece oportunidades em diversas áreas para emprego e realização profissional. Foram coletados 78 anúncios de recrutamento que possui como alvo contadores que estão à disposição ou não do mercado de trabalho. Para análise dos dados, utilizou-se o software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), que foi desenvolvido como uma ferramenta para auxiliar o processo de codificação dos elementos trazidos por meio da coleta de dados (Mutombo, 2013).

Palavras-chaves: Perfil profissional, contador, descrição de cargos


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, José Elias Feres, Fundamentos de contabilidade para os negócios: Introdução à contabilidade. 1. Ed. 2015

BREDA, Zulmir, Manual de Orientação para Organizações Contábeis, 5. Ed. Revisado 2012/2013

COELHO, Cláudio Ulysses F. O profissional Contábil e o Mercado de Trabalho: Contexto Histórico, Situação Atual e Perspectivas. Rio de Janeiro: SENAC, 2000.

FORTES, José Carlos. Manual do Contabilista. Recife: Celigráfica, 2001.

GUSMÃO, Heloísa Rios: PINHEIRO, Eliana Souza. Como Normalizar Trabalhos Técnicos-Científicos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

HORNGREN, Charles T.; SUNDEM, Gary L.; STRATTON, William O. Contabilidade Gerencial. 12.ed. São Paulo: Pearson, 2004.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2000.

MARION, José Carlos; MARION, Márcia Costa. O Ensino da Contabilidade no Brasil. São Paulo: Atlas, 1999.

MARTINS, Rosilda Baron. Metodologia Científica: Como Tornar Mais Agradável a Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Curitiba: Juruá, 2005.

MUTOMBO, Emilie. A bird’s-eye view on the EC environmental policy framing: Ten years of Impact assessment at the commission. INTERNATIONAL CONFERENCE ON PUBLIC POLICY, 1., 2013, Grenoble. Annals Grenoble: ICPP, 2013

PADOVEZZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial: Um Enfoque em Sistema de Informação Contábil. São Paulo: Atlas, 2009

SILVA, Antonio Carlos Ribeiro. Metodologia da Pesquisa Aplicada á Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2003

BASSO, André Luiz; NEVES, Wanderlei Pereira. Contabilistas: O Perfil Necessário Para o Sucesso Profissional. Revista de Contabilidade: Santa Catarina, 2005.

BRANCO, José Corsino Raposo Castelo. O profissional contábil na era do conhecimento. Disponível em: http://www.aespi.br/revista/contabil.htm. Acesso em 25 de janeiro de 2019.

Conselho Federal de Contabilidade: http://www.cfc.org.br. Acesso em 25 de janeiro de 2019.

NASI, Antônio Carlos. A Contabilidade como Instrumento de Informações, Decisão e Controle da Gestão. Revista Brasileira de Contabilidade. Brasília. Ano 23 nº 77. Abril/Junho 1994.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019691119-132

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008