O IMPACTO POLÍTICO DO INCENTIVO GOVERNAMENTAL NO ENSINO TECNICISTA DO BRASIL

Matheus Pereira dos Santos, Renan Gomes de Moura, Marcus Vinícius Barbosa

Resumo


Os impactos culturais causados pela gestão temerária da educação no Brasil geraram inúmeras problemáticas que persistiram até os dias atuais, em nossa nação. Diante disso, vale à pena ressaltar a persistência do Estado em incentivar o chamado Ensino Tecnicista, com o intuito de formar mão de obra para o mercado de trabalho, porém exilando-os do senso crítico e da valorização pessoal. Além disso, as universidades tornaram-se um sonho distante do povo, segregando-os de forma a evitar que ingressassem às academias e desenvolvessem um senso político mais aflorado, que resultaria em um povo com uma identidade filosófica enraizada. Nesta pesquisa, iremos investigar quais são os principais impactos políticos que este tipo de modelo de ensino, que o governo nos instituiu, causou à população. Através de uma pesquisa metodológica quantitativa, verificaremos por meio de questionários de respostas fechados em uma amostragem de técnicos da região Sul Fluminense do Rio de Janeiro - RJ, com o intuito de averiguar se há uma alta porcentagem de profissionais e estudantes técnicos, desinteressados pessoalmente e profissionalmente em função dos estímulos que lhe cercam. Diante disso, evidenciaremos os fatos, onde pude perceber dentro da pesquisa que cerca de 90% dos cidadãos que cursaram o ensino tecnicista sabem da importância da política, porém não gostam e nem se envolvem com assuntos políticos, além disso, todos os entrevistados não falam ou nunca falaram de política dentro de um ambiente escolar.

 

Palavras-chave: ensino, educação, técnico, impactos.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019692133-149

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008