O IMPACTO DA DIVISÃO RITMICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CORPO DO PROFESSOR DA CRECHE QUANDO VIVENCIADA A MUSICALIDADE

Herica Cambraia Gomes, Lícia de Castro da Silva Uhlig, Sonia Rodrigues de Mello Almeida

Resumo


Ao observar professores especialistas da educação infantil durante a participação em formação continuada com a temática neurociência, música e matemática, organizou-se este estudo onde são identificados aspectos no corpo do professor sobrevindos da musicalização para o ensino da matemática. A partir dos conhecimentos construídos observou-se o domínio de práticas criativas e reflexivas, especificamente, quanto às operações de subtração e divisão numérica, assim como suas relações com a própria desenvoltura psicomotora, comprovando a importância da matemática corporificada e da estimulação cognitiva por meio de práticas psicomotoras. Destaca-se a utilização de diferentes critérios e a influência da relação experiência rítmica/contagem com o cálculo mental, ocasionando maior autonomia do planejamento, mais criatividade e diferentes habilidades previstas nas atividades da matemática. A metodologia qualitativa de pesquisa-ação conduziu as etapas que considerou o depoimento do professor participante e a observação de imagens e documentos durante os encontros presenciais. Os resultados apontaram a Musicalidade como facilitadora do processo de reflexão, criação e execução dos planejamentos docentes no que diz respeito as diferentes formas de contagem numérica e operações matemáticas. Quanto ao corpo dos professores demonstraram maior destreza, entusiasmo e disponibilidade para ensinar pelo motivo que, ao mesmo tempo em que são estimulados pela musicalização, incluíram em suas práticas habilidades rítmicas visando o comportamento sincrônico das crianças e a estimulação da contagem termo a termo visando à construção do conceito de número nas relações do sistema de numeração decimal. Ao relatarem sobre a importância da aprendizagem dos conhecimentos de conceitos da educação matemática e da musicalidade, e de como ressignificaram suas práticas, criaram diferentes desdobramentos em jogos e atividades com elementos da música.

Palavras-chave: Divisão Rítmica; Ensino da Matemática; Musicalidade; Corpo do Professor; Educação Infantil


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019699199-212

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008