O uso das TICs no processo ensino e aprendizagem na escola alternativa “Lago dos Cisnes”
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva22201770220-235Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo identificar como os professores do Ensino Fundamental I utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo ensino aprendizagem, verificando as perspectivas e os desafios encontrados por eles, em uma escola baseada nos princípios do cooperativismo, que oferta a Educação Básica no município de São Mateus-ES, a fim de compreender os efeitos do uso dessa tecnologia no processo de ensino aprendizagem, bem como, verificar quais são as TICs mais utilizadas pelos professores, conhecendo o que vivenciam na prática pedagógica e analisando como buscam formação. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas e estudo de caso, enfatizando a abordagem do problema de forma qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram feitos por meio de observação e aplicação de um questionário, elaborado pela própria autora da pesquisa com o uso da ferramenta do Google Docs com questões semiabertas. Foi possível constatar que escola pesquisada faz investimentos estruturais e tecnológicos, os professores apontam que o uso das TICs desperta interesse dos alunos, e ressaltam a necessidade de formação continuada para uso adequado em sua prática pedagógica.
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