O uso das TICs no processo ensino e aprendizagem na escola alternativa “Lago dos Cisnes”

Autores

  • Mayara Capucho Costa Cooperativa São Matheus. São Matheus ES
  • Maria Aparecida Silva de Souza Ifes - Instituto Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva22201770220-235

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo identificar como os professores do Ensino Fundamental I utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo ensino aprendizagem, verificando as perspectivas e os desafios encontrados por eles, em uma escola baseada nos princípios do cooperativismo, que oferta a Educação Básica no município de São Mateus-ES, a fim de compreender os efeitos do uso dessa tecnologia no processo de ensino aprendizagem, bem como, verificar quais são as TICs mais utilizadas pelos professores, conhecendo o que vivenciam na prática pedagógica e analisando como buscam formação. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas  e estudo de caso, enfatizando a abordagem do problema de forma qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram feitos por meio de observação e aplicação de um questionário, elaborado pela própria autora da pesquisa com o uso da ferramenta do Google Docs com questões semiabertas. Foi possível constatar que escola pesquisada faz investimentos estruturais e tecnológicos, os professores apontam que o uso das TICs desperta interesse dos alunos, e ressaltam a necessidade de formação continuada para uso adequado em sua prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Silva de Souza, Ifes - Instituto Federal do Espirito Santo

Doutoranda em Educação Matemática - PUC/SP. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente. Fez curso de Aperfeiçoamento em Educação Matemática para EJA. Graduada em Pedagogia - Habilitação em Magistério e Supervisão Escolar pelo Centro Universitário São Camilo - Campus Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo (2000). Atualmente é pedagoga do IFES - Instituto Federal do Espirito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim - ES- Tutora a Distância e Professora Especialista de Metodologia de Aprendizagem em EAD no CEAD/IFES - Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos pelo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica - CEFETES - 2008. Especialista em Gestão e Docência em EaD pela UFSC - 2012-2013. Atualmente é Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Informática, Cursos Técnicos em Eletromecânica, Informática e Mineração do IFES. Orientanda do Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud.Colaboradora do LAGERES: Laboratório de Estudo e Pesquisa na/para a Formação de Professores (UFCG - PB)

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Publicado

2017-11-29

Como Citar

Costa, M. C., & Souza, M. A. S. de. (2017). O uso das TICs no processo ensino e aprendizagem na escola alternativa “Lago dos Cisnes”. Revista Valore, 2(2), 220–235. https://doi.org/10.22408/reva22201770220-235

Edição

Seção

Artigo Original