TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: DESAFIOS EMERGENTES
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva802023733e-8018Resumo
Neste trabalho serão apresentados os resultados de uma revisão sistemática realizada nas bases de dados Scielo, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Scopus, compreendendo o período entre janeiro de 2015 e outubro de 2020, nos idiomas português e inglês. O objetivo foi de investigar as dificuldades emergentes em atividades que utilizaram as tecnologias digitais na formação inicial de professores de ciências da natureza. Foram encontrados 10 trabalhos. Esses foram analisados a partir dos pressupostos de Laurence Bardin ao discutir a Análise de Conteúdo (AC).
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Conselho Nacional de Educação: Conselho Pleno, p. 1-51, 2019.
FARAUM JUNIOR, D. P.; CIRINO, M. M.. Webquest x Webexercises: Uma Análise das Produções de Estagiários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Química Utilizando a Taxonomia Digital de Bloom. Ciência e Educação, Bauru, v. 26, e20008, 2020.
FREITAS, W. P. S. de; QUEIROS, W. P. de. O uso de audiovisuais problematizadores no processo de investigação temática como meio para obtenção do tema gerador. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, e14884, 2020.
GONÇALVES, A. Atividades didáticas de física na formação inicial de professores de biologia. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
GONÇALVES, L. P. da S. Formação docente: as TIC como alternativa para a experimentação no ensino de Química. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
JESUS, W. S. de. Representações socais de estudantes de cursos de licenciatura em química sobre a utilização das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na sala de aula. 2018. 190 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
MEC. As novas tecnologias e as inovações curriculares. sn. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/novas_tecnologias1.pdf. Acesso em: 14 mar. 2021.
MODELSKI, D.; GIRAFFA, L. M. M.; CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e180201, 2019.
PEREIRA, B. D.; PINHEIRO, P. C. Desenvolvimento de Prática Formativa para o Letramento Digital Crítico e Investigação de seus Efeitos em um Grupo de Licenciandos em Química. Ciência e Educação, Bauru, v. 26, e20031, 2020.
PSZYBYLSKI, R. F. O uso do software de programa{ç}ão App inventor 2 na formação inicial de professores de ciências. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
SAMPAIO, R.F.; MANCINI, M.C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista brasileira de fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007.
SILVA, M. M. da. A confluência entre história e filosofia da ciência e o uso de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de caso na formação docente. 2018. 191f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
SOUZA, A. H. S. Integrando tecnologias no ensino de ciências: como formar licenciandos para o século 21? 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018.
SOUZA, F. A. G. de. Percepção do licenciando em Química sobre a contribuição do Laboratório Virtual de Química, Vitual Lab, para o ensino-aprendizagem das reações químicas inorgânicas no ensino médio. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) - Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.