NARRATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS

Leandro Barreto Dutra, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines, Maria Isabel da Silva Leme

Resumo


A narrativa como construção de significados e a pedagogia popular são conceitos propostos por Jerome Bruner que podem colaborar com a prática educacional e, também com pesquisas da área, especialmente no que se refere a voltada para educação científica. O objetivo deste trabalho é analisar como esses três conceitos (narrativas, construção de significados e pedagogia popular) podem ser articulados com o intuito de colaborar com o desenvolvimento de pesquisas na área de ensino de ciências, bem como fomentar uma postura reflexiva de professores. A pesquisa tem caráter exploratório na abordagem a obras de Jerome Bruner, especialmente das relacionadas à psicologia aplicada à educação. Os resultados indicam a relevância da Psicologia Cultural e seus conceitos aplicados, tanto na pesquisa como na renovação do ensino de ciências. Esta perspectiva fornece rico material para a reflexão sobre concepções, geralmente implícitas, tanto do pesquisador como do professor; provendo também ampla análise da narrativa como ferramenta para pesquisa e, também para o processo ensino-aprendizagem de conceitos e procedimentos das ciências.


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Referências


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva802023739e-8072

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008