NARRATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva802023739e-8072

Resumo

A narrativa como construção de significados e a pedagogia popular são conceitos propostos por Jerome Bruner que podem colaborar com a prática educacional e, também com pesquisas da área, especialmente no que se refere a voltada para educação científica. O objetivo deste trabalho é analisar como esses três conceitos (narrativas, construção de significados e pedagogia popular) podem ser articulados com o intuito de colaborar com o desenvolvimento de pesquisas na área de ensino de ciências, bem como fomentar uma postura reflexiva de professores. A pesquisa tem caráter exploratório na abordagem a obras de Jerome Bruner, especialmente das relacionadas à psicologia aplicada à educação. Os resultados indicam a relevância da Psicologia Cultural e seus conceitos aplicados, tanto na pesquisa como na renovação do ensino de ciências. Esta perspectiva fornece rico material para a reflexão sobre concepções, geralmente implícitas, tanto do pesquisador como do professor; provendo também ampla análise da narrativa como ferramenta para pesquisa e, também para o processo ensino-aprendizagem de conceitos e procedimentos das ciências.

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Biografia do Autor

Leandro Barreto Dutra, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (2020). Atuou como diretor, ator e palhaço em grupos artísticos brasileiros e também como professor de Ciências e Biologia na Educação Básica. Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase em Linguagem, Conhecimento e Formação de Professor, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências e biologia, formação de professores e práticas diferenciadas.

Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines, Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho / RO. Brasil. Departamento de Biologia

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IP / USP). Professora (aposentada) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Departamento de Biologia. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino de Ciências (EDUCIENCIA).

Maria Isabel da Silva Leme, Universidade de São Paulo. São Paulo/ SP. Brasil. Instituto de Psicologia no Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento da Personalidade.

É professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976). Obteve o título de mestrado (1984) e doutorado (1990) no programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, e livre docente (2006) em Psicologia pela mesma universidade. Pesquisa os seguintes temas: aprendizagem e solução de problemas com ênfase nas interrelações entre cognição, afetividade e cultura.

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Publicado

2023-07-16

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)