ANÁLISE DO VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA ESTADUAL
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva802023744e-8009Resumo
O presente artigo analisou quantitativamente o vínculo dos alunos com as práticas pedagógicas de uma escola da educação básica da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, durante o isolamento social decorrente do estado de contaminação comunitária do COVID-19. Foram analisados os acessos à plataforma Google Classroom e os resultados de aprovação 2020 da escola. A hipótese desta pesquisa é que as turmas iniciais de cada segmento tendem exibir menor vínculo às atividades pedagógicas por se tratar de alunos novos na instituição. Para interpretação do conceito e dos resultados utilizamos o referencial teórico da Psicologia Cognitiva e, para analisar os dados, elaboramos uma estatística descritiva dos acessos dos alunos à plataforma digital por turmas e a correlação de Pearson para verificação das variáveis alunos novos e antigos para aferir a manutenção do vínculo dos alunos com a escola. Os resultados demonstraram um decréscimo de adesão à Plataforma Digital, uma fraca correlação entre alunos novos/antigos com a manutenção de vínculo com as tarefas pedagógicas e pouca possibilidade de que turmas terminais tendem exibir maior qualidade no vínculo dos discentes.
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