ANÁLISE DO VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA ESTADUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva802023744e-8009

Resumo

O presente artigo analisou quantitativamente o vínculo dos alunos com as práticas pedagógicas de uma escola da educação básica da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, durante o isolamento social decorrente do estado de contaminação comunitária do COVID-19. Foram analisados os acessos à plataforma Google Classroom e os resultados de aprovação 2020 da escola. A hipótese desta pesquisa é que as turmas iniciais de cada segmento tendem exibir menor vínculo às atividades pedagógicas por se tratar de alunos novos na instituição. Para interpretação do conceito e dos resultados utilizamos o referencial teórico da Psicologia Cognitiva e, para analisar os dados, elaboramos uma estatística descritiva dos acessos dos alunos à plataforma digital por turmas e a correlação de Pearson para verificação das variáveis alunos novos e antigos para aferir a manutenção do vínculo dos alunos com a escola. Os resultados demonstraram um decréscimo de adesão à Plataforma Digital, uma fraca correlação entre alunos novos/antigos com a manutenção de vínculo com as tarefas pedagógicas e pouca possibilidade de que turmas terminais tendem exibir maior qualidade no vínculo dos discentes.

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Biografia do Autor

Diogo Bonioli Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/PPGP), Universidade Estácio de Sá

Psicólogo, Doutorando em Psicologia (UFRJ/PPGP), Mestre em Psicologia (UCP) e docente de Filosofia na SEEDUC-RJ designado como Orientador Educacional. Docente e coordenador do curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá, campus Alcântara.

Luís Antônio Monteiro Campos, Universidade Católica de Petrópolis (UCP), PUC-Rio

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela UFRJ. Coordenador do Curso de mestrado da UCP, professor da PU-Rio e da UNILASALLE.

Lígia Moraes Campos, UAB

Mestranda em Administração e Gestão Educacional pela UAB, docente de Língua Inglesa na SEEDUC- RJ designada como Diretora Adjunta, gestão 2017-2020.

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

Pereira, D. B., Campos, L. A. M., & Campos, L. M. (2023). ANÁLISE DO VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA ESTADUAL. Revista Valore, 8, e-8009. https://doi.org/10.22408/reva802023744e-8009

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)