O ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA PARA PESSOAS CEGAS OU COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Giovana Xavier Da Silva, Yuri Oliveira, Alessandra Daniela Buffon

Resumo


Este trabalho tem como objetivo compreender as tendências relacionadas ao ensino de Física de pessoas com necessidades especiais, com ênfase no ensino de óptica geométrica para pessoas cegas ou com deficiência visual, desenvolvida através de uma pesquisa de natureza qualitativa seguindo os pressupostos metodológicos do estado da arte. Com base no levantamento realizado, foi possível observar um aumento relevante na publicitação de obras dentro esta temática, quando feito um recorte temporal entre os anos de 2015 à 2020. Contudo, ainda é perceptível a existência de pouquíssimos trabalhos voltados para a inclusão de um público que possui necessidades especiais. Dentro dessa perspectiva, é possível concluir que existem grandes lacunas no campo do ensino de Física que precisam ser preenchidas, e para isso é sugerido um jogo didático desenvolvido para servir com ferramenta didática no processo de inclusão de alunos cegos ou deficientes visuais no processo de ensino de óptica geométrica.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva702022745e-7007

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