Estratégias e recursos didáticos na disciplina de Ensino de Ciências: perspectivas de graduandos em um curso de Pedagogia do Sertão de Crateús-CE

Francisco Nunes de Sousa Moura, Bruno Miranda Freitas, Francisco Jeovane do Nascimento, Raylson Francisco Nunes de Sousa, Jones Baroni Ferreira de Menezes

Resumo


Atentando-se da importância da formação pedagógica docente, associada ao trabalho de assuntos científicos e curriculares, no Ensino de Ciências, esta pesquisa teve como objetivo averiguar a concepção de licenciandos em Pedagogia quanto à diversificação de recursos metodológicos no citado componente curricular. Assim, foi aplicado um questionário eletrônico aos licenciandos em Pedagogia matriculados na disciplina de Ensino de Ciências em uma universidade estadual do Sertão de Crateús-CE, no qual discorria quanto aos saberes prévios dos recursos didáticos apresentados em aula, as facilidades e as dificuldades de aprendizado destes recursos. Com base no relato dos respondentes, observou-se que os alunos continham saberes prévios sobre as principais estratégias e recursos didáticos de ensino elencados, tendo alguns sido experenciados na educação básica e/ou no ensino superior. Eles relataram também que tiveram facilidade em aprender sobre os recursos pedagógicos, mas tiveram dificuldades de internalização e relação para com os assuntos científicos e curriculares, o que pode ser refletido em práticas futuras pelo docente formador. Ademais, os alunos consideraram o momento relevante para o amadurecimento docente e, portanto, identifica-se esse como viável e válido para exitosa formação pedagógica de professores.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva802023746%25p

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008