AUTOEFICÁCIA E INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO NA REGIÃO NORTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020217741-19Resumo
Novos negócios são decisivos para o desenvolvimento econômico e resultam de um amplo conjunto de condições, pessoais e ambientais, necessárias para transformar o desejo de empreender em ações. Dentre essas condições destaca-se o senso de autoeficácia como precursor do empreendedorismo. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi analisar a relação entre autoeficácia e intenção empreendedora entre estudantes de administração. Para tanto, foi feita uma survey descritiva, com amostragem probabilística aleatória simples, com 232 alunos de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) na Região Norte do Brasil. O tratamento de dados foi quantitativo e utilizou distribuição de frequências, cálculo de proporções e análise de correlações. Os resultados confirmaram relação positiva e significativa entre autoeficácia e intenção empreendedora e mostraram que os estudantes, além de autoeficazes, manifestam a intenção de se tornar empreendedores, sendo influenciados fortemente pelas normas subjetivas. As conclusões recomendam ações de educação empreendedora que envolvam pessoas próximas, cujas opiniões sejam valorizadas pelos estudantes, o que pode ocorrer em projetos de extensão universitária, de tal forma a fortalecer o empreendedorismo entre os estudantes.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Educação empreendedora; Comportamento empreendedor; Universitários; Novos negócios.
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