IDENTIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL: UMA ETAPA DO MÉTODO MOMENTO DE CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS PROSPECTIVOS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva602021779104-123Resumo
Este trabalho integra uma pesquisa de doutorado sobre planejamento estratégico e tomada de decisão, aplicada nas universidades federais do Brasil, com a participação dos servidores ocupantes do cargo Técnico em Assuntos Educacionais. O artigo tem como objetivo identificar as variáveis internas e externas que influenciam as universidades federais do Brasil. A identificação das variáveis é uma das etapas do Método Unificado de Planejamento Estratégico Prospectivo (Momento) que associa cenários prospectivos e os métodos multicritério de apoio à decisão. Inicialmente, as variáveis foram identificadas a partir da revisão da literatura sobre o tema gestão das universidades e da pesquisa documental sobre as universidades federais do Brasil. Em seguida, para validar essas variáveis, foi realizada uma consulta aos servidores, por meio de formulário eletrônico. As variáveis foram agrupadas de acordo com os temas: Finanças, Legislação, Pessoal, Infraestrutura, Produção acadêmica, Avaliações, Internacionalização, Comunicação com a sociedade e partes interessadas, Acessibilidade e inclusão. Os resultados indicaram que todas as variáveis obtidas a partir da revisão da literatura e da pesquisa documental foram selecionadas pelos respondentes e, assim, foram validadas, seguindo nas etapas futuras do estudo prospectivo. Ademais foram realizados ajustes em dois grupos de variáveis e incluídas novas variáveis em quatro grupos, conforme as sugestões dos respondentes. Destaca-se que os resultados são parciais, entretanto, demonstram que a metodologia utilizada nesse estudo alcançou o objetivo proposto e contribuiu para a pesquisa.
Palavras chave: Gestão, Universidades, Planejamento, Estudo prospectivo, Variáveis do sistema.
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