COMPREENSÕES DE CRIATIVIDADE ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva702022815e-7016

Resumo

A pandemia de Covid-19 impôs diversas mudanças à organização do trabalho e à educação. A implementação do ensino remoto na educação básica transformou a rotina dos professores, que passaram a ter suas casas como ambiente de trabalho, caracterizando um contexto que ao mesmo tempo inibe e exige a criatividade, aqui compreendida como o movimento de trazer à tona algo novo e útil. O presente artigo tem como objetivo investigar, luz da abordagem sociocultural, as compreensões de professores da educação básica sobre o desenvolvimento e expressão de suas capacidades criativas no contexto do ensino remoto adotado durante a pandemia de Covid-19. Foram realizada entrevistas semiestruturadas com quatro educadoras, que também responderam a questionários sociodemográficos. Os dados foram submetidos a uma análise temática indutiva e o resultados indicaram  a primazia do caráter colaborativo da criatividade e os benefícios gerados entre professores e crianças. Conclui-se que o novo e o apropriado, no contexto pesquisado, refere-se à construção conjunta de atividades que sejam atrativas e significativas para as crianças, de forma que promovam aprendizagem, desenvolvimento e expressão de criatividade a partir do seu protagonismo.

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Biografia do Autor

Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho, Universidade de Brasília

Professor Associado II do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) e do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento e Educação (PGPDE) do Instituto de Psicologia da UnB. Pesquisa sobre a interdependência entre processos de criação e comunicação nos contextos educacional e profissional.

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Publicado

2022-09-16

Como Citar

Di Flora, J. I., & Formiga Sobrinho, A. B. (2022). COMPREENSÕES DE CRIATIVIDADE ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. Revista Valore, 7, e-7016. https://doi.org/10.22408/reva702022815e-7016

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)