A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA EMPREENDIMENTOS CONTEMPORÂNEOS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID-19

Marilia Matos Monteiro Gonçalves Ferreira, Joana Claudia Aleixo de Amorim Seixas, Diego Ventura Magalhães, Izabela Nascimento de Souza, Luiz Reis Ferreira Neto

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar as ações estratégicas, recursos e ferramentas inovadoras de tecnologia utilizadas pelas empresas fazendo com que elas se tornem grandes representantes no mercado competitivo tendo como diferencial a qualidade no atendimento e estrutura do ambiente de trabalho. Tem como principal analisar a utilização das novas tecnologias em um empreendimento contemporâneos no município de Belém, como diferencial competitivo em tempos da pandemia COVID-19. Utilizou–se como metodologia a pesquisa explicativa e qualitativa, e o estudo de caso na loja do Shopping Boulevard localizado em Belém-Pa. Verificou-se que embora esteja comprovado que empresas que investem em tecnologias inovadoras estão um passo à frente no mercado se destacando com resultados mais satisfatórios. É preciso aumentar consideravelmente o investimento em inovação tecnológica, não somente para aumentar o faturamento das empresas, mas para girar a economia brasileira considerando o cenário da pandemia COVID-19. Averiguou-se a necessidade de estar atento às mudanças para manter-se competitivo no mundo dos negócios, visto que, o desenvolvimento de um empreendimento é diretamente proporcional a quantidade de tecnologia que ela investe, principalmente em tempos de crises, momento que essas empresas precisam se reinventar para se manterem no mercado competitivo.
Palavras-chave: Tecnologia. Ferramentas Inovadoras. Empreendimento contemporâneo.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOWAY, R. Desigualdade e limites deveriam estar no centro da Rio+20. Estudos Avançados, São Paulo. 2012.

BALARINE, Oscar Fernando Osorio. Tecnologia da Informação como Vantagem Competitiva. RAE eletrônica. 2002.

BARROZO, D. et al. Uma nova oportunidade de negócio através do empreendedorismo sustentável: estudo de caso da empresa riquezas da Amazônia. Belém, PA 2018.

CAMPOS, Daniel França. As novas tecnologias nas empresas. 2013. https://administradores.com.br/artigos/tecnologia-nas-empresas. Acesso em 25/05/2020.

DELIVERY MUCH. Tecnologia e alimentação: como aproveitar a combinação no empreendedorismo, em 2019. Disponível em < https://blog.deliverymuch.com.br/tecnologia-e-alimentacao/> Acesso em 28/05/2020.

DEUTSCHER, J. et al. Plano de negócios. [S.l.]: Virtual Book, 2012. Disponível em: https://play.google.com/store/books/details?id=DySHCgAAQBAJ. Acessado em 28/05/2020 cap. 5.

GONÇALVES, Fernando. Relações Públicas e as novas tecnologias: solução ou dilema? In: Freitas, Ricardo e Lucas, Luciane (org.) Desafios contemporâneos em Comunicação. São Paulo: Summus, 2002.

GONÇALVES, Carlos Alberto. O que é inovação tecnológica. [S.l.]: Virtual Book, 2018. Disponivel em: https://play.google.com/store/books/details?id=h02jDwAAQBAJ. Acessado em 27/05/2020.

JUNKES, Guilherme da Silva. Evolução da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e seus benefícios para as empresas. Trabalho de Conclusão de Curso. Criciúma. 2014.

KAHNEY, Leander. A cabeça de Steve Jobs. Negócios. 2007.

KOTLER, Philip. ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9 ed. São Paulo. Prentice Hall. 2003.

LORENZETTI, Jorge. TRINDADE, Letícia de Lima. PIRES, Denise Elvira Pires de. RAMOS, Flávia Regina Souza. Tecnologia, inovação tecnológica e saúde: uma reflexão necessária. Disponível em Acesso em 02 de janeiro de 2021.

MARÍN, Aitor. Tecnologia da Informação nas Agências de Viagens: Em Busca da Produtividade e do Valor Agregado. Editora Aleph. 1 ed.. São Paulo, 2004.

O FUTURO DAS COISAS. Inteligência artificial, automação e o bem-estar das pessoas. 2019. Disponível em < https://ofuturodascoisas.com/inteligencia-artificial-automacao-e-o-bem-estar-das-pessoas/> Acesso em 26/05/2020.

PEDROSO, Marcelo Caldeira. Estratégia de inovação em tempos de pandemia. Jornal da USP. Disponível em < https://jornal.usp.br/artigos/estrategia-de-inovacao-em-tempos-de-pandemia/> Acesso em 6 de janeiro de 2021.

PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Destaques Relatório de Desenvolvimento Humano 2001. Disponível em . Acesso em: 20 de dezembro de 2020.

RIVETTI, Andrea. A importância da tecnologia e mobilidade em tempos de pandemia. Disponível em Acesso em 06 de janeiro de 2021.

SACILOTTI, Adaní Cusin. A importância da tecnologia da informação nas micro e pequenas empresas: um estudo exploratório na região de Jundiaí. Dissertação de Mestrado. Campo Limpo Paulista. 2011.

TRAJANO, Fred. Ele chegou lá “fazendo medo”. 2014. Disponível em < https://epocanegocios.globo.com/Informacao/Visao/noticia/2014/03/ele-chegou-la-fazendo-medo.html> Acesso em 28 de dezembro de 2020.

WARD, T. DAGGER, T. The complexity of Realationship Marketing for Service Customers Bribane. Journal of Services Marketing. 2007.

WOODRUFF, R. B. Customer value: the next source of competitive advantage. Journal of Academy of Marketing Science, Coral Gables, v. 25, n. 2, spring 1997, p. 142.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020864316-326

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008