A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva32201895663-673Resumo
Ao longo do tempo o ser humano foi se apropriando dos recursos naturais, sem preocupar-se com os impactos que o uso desmedido poderia causar ao meio ambiente. A degradação do meio ambiente vem gerando uma crescente preocupação nos meios científicos e sociais. Esse estudo tem como objetivo efetuar uma reflexão acerca da influência histórica observada na sociedade versus o meio ambiente. Tenciona-se ainda, demonstrar a importância da Educação ambiental no processo de conscientização e mudança de atitudes da sociedade em busca de um desenvolvimento sustentável. O método utilizado foi uma pesquisa bibliográfica, onde foram consultados artigos e legislações relacionados ao tema. Segundo a legislação vigente, observou-se que a educação ambiental deve ser inserida em todos os níveis de ensino, de forma interdisciplinar. Conforme as consultas efetuadas em literaturas da área, pode-se inferir que existe um consenso dos autores consultados de que a educação ambiental é uma ferramenta fundamental no processo de edificação e transformação da sociedade, pois através da constituição de um pensamento crítico e participativo é que poderão ser solidificados novos valores relativos à preservação do meio ambiente.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 12/11/16.
BRASIL. Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm>. Acesso em 12/11/16.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Agenda 21 brasileira : ações prioritárias / Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional. 2. ed. Brasília : Ministério do Meio Ambiente, 2004. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-brasileira>. Acesso em 05/11/16.
DA SILVA, Teresa Rosa; MENDONÇA, Marcos Barreto; MONTEIRO, Túlio Gava; DE SOUZA, Ricardo Matos; LUCENA, Rejane. A educação ambiental como estratégia para a redução de riscos socioambientais, Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. XVIII, nº 3, p. 211-230, 2015.
DIAS, Reinaldo. Sustentabilidade, Origens e Fundamentos, Educação e governança Global, Modelos de Desenvolvimento. São Paulo: Atlas, 2015.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande e Senzala – Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48º ed., Recife: Global Editora, 2003.
JACOBI, P. R.; RAUFFLET, E.; ARRUDA, M. P. A educação para a sustentabilidade nos cursos de Administração: reflexão sobre paradigmas e práticas. Revista de Administração Mackenzie, v. 12, n. 3, p. 21-50, 2011.
JACOBI, P.R. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, maio/ago. 2005. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf> Acesso em 14/11/16.
KOCOUREK, Sheila. Nas Dobras da História: o desafio dos direitos da criança e do adolescente na construção da cidadania para o século XXI. Porto Alegre: Faith, 2009.
PALMA, Lisiane Celia; ALVES, Nilo Barcelos; DA SILVA, Tânia Nunes. Educação para a Sustentabilidade: A Construção de Caminhos no Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Rio Grande Do Sul (IFRS). Rev. Adm. Mackenzie, V. 14, N. 3, Edição Especial P. 83-118, São Paulo, 2013.
PERANSONI, Ademir de Cássio Machado, TOLFO, Silvana Dalmaso, PALMEIRA, Eduardo Mauch: A educação ambiental: um estudo nas escolas de educação básica do município de Bagé – RS, Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo (junio 2016). Disponível em: http://www.eumed.net/rev/atlante/2016/06/bage.html. Acesso em 08/11/16.
PERSON EDUCATION DO BRASIL. Gestão Ambiental. São Paulo: Person Prentice Hall, 2011. E-book. Disponível em: . Acesso em: 28/08/16.
REIGOTA, M. Meio Ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1994.
SANTOS, Tacilla da Costa e Sá Siqueira, Organizações da sociedade civil e as construções teóricas contemporâneas acerca da sustentabilidade. Cadernos Gestão Social, Salvador, v.2, n.1, p.105‐120, 2009.
SEIFFERT, Mari Elizabete Bernanrdini. Gestão Ambiental: instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. 3ª Ed., São Paulo: Atlas, 2014.
SOUZA, Vanessa Marcondes de. Para o mercado ou para a cidadania? a educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 64, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.