PRÁTICA ESCOLAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: OLHAR ATENTO ÀS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM NO INTERIOR DA SALA DE AULA

Autores

  • Henrique Dias Gomes de Nazareth Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva41201996856-871

Resumo

O artigo apresenta resultados de investigação realizada em uma escola de ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa aconteceu ao longo de um ano em uma turma de 1º ano do ensino fundamental e visou captar as implicações para as crianças, para a professora e cotidiano da escola advindas dos exames externos. Buscou-se um olhar atento às relações que se estabelecem no interior desta sala de aula, principalmente no que se refere aos impactos das determinações das políticas em curso. O estudo apontou que as ações regulatórias estabelecem pressões para modificar o que significa ser professor. Considerou também que no contexto do Rio de Janeiro, a avaliação em larga escala tem deixado de ser instrumento de acompanhamento global de redes de ensino e orientador de políticas públicas, mas passa a ser considerada capaz de avaliar a aprendizagem de alunos e o trabalho de professores, associada às políticas de responsabilização e bonificação, gerando distorções, tensões e conflitos para os estudantes, profissionais da escola e comprometendo as análises que deveriam ser geradas por processos de avaliação que tem por finalidade a reflexão e tomada de decisões acerca da possíveis mediações didáticas para que as aprendizagens se realizem.

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Biografia do Autor

Henrique Dias Gomes de Nazareth, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pedagogo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e Mestre em Educação pela mesma instituição. Participa da pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Currículo (GEPAC/UNIRIO).

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Publicado

2019-11-18

Como Citar

Nazareth, H. D. G. de. (2019). PRÁTICA ESCOLAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: OLHAR ATENTO ÀS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM NO INTERIOR DA SALA DE AULA. Revista Valore, 4(1), 856–871. https://doi.org/10.22408/reva41201996856-871

Edição

Seção

Artigo Original