PRÁTICA ESCOLAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: OLHAR ATENTO ÀS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM NO INTERIOR DA SALA DE AULA

Henrique Dias Gomes de Nazareth

Resumo


O artigo apresenta resultados de investigação realizada em uma escola de ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa aconteceu ao longo de um ano em uma turma de 1º ano do ensino fundamental e visou captar as implicações para as crianças, para a professora e cotidiano da escola advindas dos exames externos. Buscou-se um olhar atento às relações que se estabelecem no interior desta sala de aula, principalmente no que se refere aos impactos das determinações das políticas em curso. O estudo apontou que as ações regulatórias estabelecem pressões para modificar o que significa ser professor. Considerou também que no contexto do Rio de Janeiro, a avaliação em larga escala tem deixado de ser instrumento de acompanhamento global de redes de ensino e orientador de políticas públicas, mas passa a ser considerada capaz de avaliar a aprendizagem de alunos e o trabalho de professores, associada às políticas de responsabilização e bonificação, gerando distorções, tensões e conflitos para os estudantes, profissionais da escola e comprometendo as análises que deveriam ser geradas por processos de avaliação que tem por finalidade a reflexão e tomada de decisões acerca da possíveis mediações didáticas para que as aprendizagens se realizem.


Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, M. G.; ABRAMOWISZ, A. (orgs). A reconfiguração na escola. São Paulo: Papirus, 2009.

BALL, Stephen J.. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 35, n. 126, dez. 2005 . Disponível em . acessos em 18 ago. 2013.

BALL, Stephen J.. Performatividade, privatização e o pós-Estado do Bem-Estar. Educ. Soc., Campinas , v. 25, n. 89, dez. 2004 . Disponível em . acessos em 18 ago. 2013.

BARRIGA, Ángel Días. Uma polêmica em relação ao exame. ESTEBAN, Maria. Teresa. (org.) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5. ed. Petrópolis: DP et Alii, 2008.

RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.

ROSA, Sanny da Silva. Reformas educacionais e pesquisa: As Políticas "Em Cena" no Brasil e na Inglaterra. In: Revista: Revista e-Curriculum. São Paulo, v. 9, n. 2, 2012.

PÉREZ GÓMEZ, Ángel. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Avaliação Diagnóstica 2013: orientações. 2013a.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Caderno do Professor: prova 2.° Bimestre/2013. 2013b.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva41201996856-871

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008