HISTORICIDADE E ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: COMPREENDER PARA TRANSFORMAR

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DOI:

https://doi.org/10.22408/reva802023974e-8021

Resumo

Neste trabalho é analisada a educação brasileira em seus limites/potenciais e desafios históricos que se materializam nas escolas públicas brasileiras. Partiu-se do pressuposto de que é preciso compreender a historicidade e as estruturas vigentes da educação básica do país para contribuir com a formação de profissionais da educação conscientes e comprometidos com sua atuação. Constituído numa abordagem qualitativa e dialética, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, seguindo os tipos de pesquisa descritiva e exploratória. A produção apresenta o percurso metodológico, desenvolve uma revisão histórica da escola como instituição social e suas características institucionais no Brasil, aponta limites e potencialidades existentes e, por fim, são expostas as considerações finais. As repercussões indicam que compreender a história e realidade material da escola pública brasileira, bem como reforçar o compromisso pela sua transformação, é necessário para a formação de professores e demais profissionais da educação nacional.

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Biografia do Autor

Marcos Elias Emerim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - IFRS). Especialista em Supervisão e Orientação Educacional (IBF). Especialista em Pedagogia Social e Elaboração de Projetos (IBF). Especialista em Educação em Direitos Humanos, Diversidade, Questões Étnico-Raciais e Sociais (FAVENI). Graduado em Pedagogia (UERGS). Professor de Ensino Fundamental 

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Marcos Dias Mathies, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica ( PROFEPT). Possui graduação em Gestão Pública pela Universidade Luterana do Brasil (2016) e graduação em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública

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Publicado

2023-03-26

Como Citar

Emerim, M. E., Vieira, J. de A., & Mathies, M. D. (2023). HISTORICIDADE E ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: COMPREENDER PARA TRANSFORMAR. Revista Valore, 8, e-8021. https://doi.org/10.22408/reva802023974e-8021

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)