HISTORICIDADE E ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: COMPREENDER PARA TRANSFORMAR

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva802023974e-8021

Abstract

Neste trabalho é analisada a educação brasileira em seus limites/potenciais e desafios históricos que se materializam nas escolas públicas brasileiras. Partiu-se do pressuposto de que é preciso compreender a historicidade e as estruturas vigentes da educação básica do país para contribuir com a formação de profissionais da educação conscientes e comprometidos com sua atuação. Constituído numa abordagem qualitativa e dialética, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, seguindo os tipos de pesquisa descritiva e exploratória. A produção apresenta o percurso metodológico, desenvolve uma revisão histórica da escola como instituição social e suas características institucionais no Brasil, aponta limites e potencialidades existentes e, por fim, são expostas as considerações finais. As repercussões indicam que compreender a história e realidade material da escola pública brasileira, bem como reforçar o compromisso pela sua transformação, é necessário para a formação de professores e demais profissionais da educação nacional.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marcos Elias Emerim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - IFRS). Especialista em Supervisão e Orientação Educacional (IBF). Especialista em Pedagogia Social e Elaboração de Projetos (IBF). Especialista em Educação em Direitos Humanos, Diversidade, Questões Étnico-Raciais e Sociais (FAVENI). Graduado em Pedagogia (UERGS). Professor de Ensino Fundamental 

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Marcos Dias Mathies, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica ( PROFEPT). Possui graduação em Gestão Pública pela Universidade Luterana do Brasil (2016) e graduação em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública

Riferimenti bibliografici

ALVES, G. L. A produção da escola pública contemporânea. Campinas (SP): Autores Associados, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BOURDIEU, P. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Covilhã, Portugal: LusoSofia, 2009.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº 8069, 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm. Acesso em: 25 nov. 2020.

BRASIL. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 25 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 7, de 7 de abril de 2010. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5367- pceb007-10&Itemid=30192. Acesso em: 25 nov. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Anexo – Texto BNCC - Versão aprovada em 15 de dezembro de 2017. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 fev. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2020. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 jan. 2021.

CORTELLA, M. S. A escola e o conhecimento: reflexão sobre fundamentos epistemológicos e políticos dessa relação. Brasil, 1997. 150 f. (Doutorado em Educação: supervisão e currículo), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org/bitstream/handle/7891/2548/FPF_DPF_04_015.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 19 jul. 2021.

ELIAS, N. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

FIORI, J. Estado de bem-estar social: padrões e crises. Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/physis/v7n2/08.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2003.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 22. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1992.

RAMOS, M. N. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. In: ARAÚJO, A. C.; SILVA, C. N. N. (orgs.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Pubblicato

2023-03-26

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)