HISTORICIDADE E ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: COMPREENDER PARA TRANSFORMAR

Marcos Elias Emerim, Josimar de Aparecido Vieira, Marcos Dias Mathies

Resumo


Neste trabalho é analisada a educação brasileira em seus limites/potenciais e desafios históricos que se materializam nas escolas públicas brasileiras. Partiu-se do pressuposto de que é preciso compreender a historicidade e as estruturas vigentes da educação básica do país para contribuir com a formação de profissionais da educação conscientes e comprometidos com sua atuação. Constituído numa abordagem qualitativa e dialética, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, seguindo os tipos de pesquisa descritiva e exploratória. A produção apresenta o percurso metodológico, desenvolve uma revisão histórica da escola como instituição social e suas características institucionais no Brasil, aponta limites e potencialidades existentes e, por fim, são expostas as considerações finais. As repercussões indicam que compreender a história e realidade material da escola pública brasileira, bem como reforçar o compromisso pela sua transformação, é necessário para a formação de professores e demais profissionais da educação nacional.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva802023974e-8021

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008