JARDINS SENSORIAIS E ENSINO NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Aline Pereira da Silva Tavares, Vinícius dos Santos Moraes, Anderson dos Santos Portugal

Resumo


Os jardins sensoriais são espaços, onde há contato direto com a natureza, além de promoverem estimulação dos sentidos, através das diferentes espécies que os compõem. Neste trabalho foi realizada uma revisão de literatura acerca dos jardins sensoriais, relacionando-os com os diferentes segmentos de ensino no país. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, através do estudo levantado no referencial teórico sobre jardins sensoriais, além de pesquisas através dos artigos indexados em diferentes bases de dados para a composição do levantamento sobre os jardins sensoriais que são utilizados no Brasil. A partir da análise de dados foi possível perceber que ainda não há muitas publicações acerca do tema no Brasil, a maioria das publicações bem como dos jardins sensoriais abertos no país, encontram-se na região sudeste, estes espaços possuem diversas finalidades de uso, podendo promover sensibilidade ambiental, inclusão, além de auxiliar em práticas educativas. Apesar de todos os benefícios que um jardim sensorial propõe, estes espaços não são tão divulgados e utilizados no Brasil, o que acarreta uma falta de visibilidade dos mesmos. 

Palavras-chave: Paisagismo Sensorial; Espaço não formal de ensino; Práticas educativas.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva802023986e-8032

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ISSN: 2525-9008