A PANDEMIA DA COVID-19: CARACTERÍSTICAS EMOCIONAIS DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA - PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva802023994e-8030Resumo
Com a grave crise sanitária vivenciada no Brasil e no mundo, provocada pela pandemia da COVID-19, várias questões emocionais afetaram a população, inclusive aquelas do setor educacional. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo investigar as características emocionais de um grupo de professores, de um colégio privado do município de Ponta Grossa, no Paraná, no que se refere às consequências para o trabalho pedagógico em tempos de pandemia. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi aplicado um questionário via google forms e as respostas foram analisadas e categorizadas a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados revelam que alguns docentes se encontram desmotivados, com a saúde mental afetada devido ao acúmulo de trabalho e as consequências deixadas pela pandemia.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70 Ltda/Almedina Brasil, 2011. 279p.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Distrito Federal. 28 de abril de 2020. Disponível em: < https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Parecer-cne-cp-005-2020-04-28.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2021.
CORONAVÍRUS/BRASIL. Ministério da Saúde. Brasília, 2020. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 03 jul. 2021.
COSTA, Tatiana de Andrade; COSTA, Hérica Tanhara Souza da; CARDOSO, Jordânia Nunes; COSTA, Jefferson de Andrade; BRITO, Maria Durciane Oliveira. A saúde emocional dos professores durante a pandemia em tempos de aulas remotas. CONEDU – VII Congresso Nacional de Educação. Maceió. 2020.
COSTA, Antonia Erica Rodrigues; NASCIMENTO, Antonio Wesley Rodrigues do. Os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia no Brasil. CONEDU – VII Congresso Nacional de Educação. Maceió. 2020.
MOREIRA, D. Z.; RODRIGUES, M. B. Saúde mental e trabalho docente. Estudos de Psicologia, vol. 23, n. 3, 2018.
REVISTA NOVA ESCOLA. Situação dos professores no Brasil durante a pandemia. Disponível em: <https://www.andes.org.br/diretorios/files/renata/junho/ne-pesquisa-professor-final-1.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.