A PANDEMIA DA COVID-19: CARACTERÍSTICAS EMOCIONAIS DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA - PARANÁ

Alisson Lima Emiliano, William Hanke, Daiane Olchanheski

Resumo


Com a grave crise sanitária vivenciada no Brasil e no mundo, provocada pela pandemia da COVID-19, várias questões emocionais afetaram a população, inclusive aquelas do setor educacional. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo investigar as características emocionais de um grupo de professores, de um colégio privado do município de Ponta Grossa, no Paraná, no que se refere às consequências para o trabalho pedagógico em tempos de pandemia. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi aplicado um questionário via google forms e as respostas foram analisadas e categorizadas a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados revelam que alguns docentes se encontram desmotivados, com a saúde mental afetada devido ao acúmulo de trabalho e as consequências deixadas pela pandemia.


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70 Ltda/Almedina Brasil, 2011. 279p.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Distrito Federal. 28 de abril de 2020. Disponível em: < https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Parecer-cne-cp-005-2020-04-28.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2021.

CORONAVÍRUS/BRASIL. Ministério da Saúde. Brasília, 2020. Disponível em: . Acesso em: 03 jul. 2021.

COSTA, Tatiana de Andrade; COSTA, Hérica Tanhara Souza da; CARDOSO, Jordânia Nunes; COSTA, Jefferson de Andrade; BRITO, Maria Durciane Oliveira. A saúde emocional dos professores durante a pandemia em tempos de aulas remotas. CONEDU – VII Congresso Nacional de Educação. Maceió. 2020.

COSTA, Antonia Erica Rodrigues; NASCIMENTO, Antonio Wesley Rodrigues do. Os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia no Brasil. CONEDU – VII Congresso Nacional de Educação. Maceió. 2020.

MOREIRA, D. Z.; RODRIGUES, M. B. Saúde mental e trabalho docente. Estudos de Psicologia, vol. 23, n. 3, 2018.

REVISTA NOVA ESCOLA. Situação dos professores no Brasil durante a pandemia. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2020.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva802023994e-8030

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008