A PANDEMIA DA COVID-19: CARACTERÍSTICAS EMOCIONAIS DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA - PARANÁ

Autori

  • Alisson Lima Emiliano Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • William Hanke Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Daiane Olchanheski Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva802023994e-8030

Abstract

Com a grave crise sanitária vivenciada no Brasil e no mundo, provocada pela pandemia da COVID-19, várias questões emocionais afetaram a população, inclusive aquelas do setor educacional. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo investigar as características emocionais de um grupo de professores, de um colégio privado do município de Ponta Grossa, no Paraná, no que se refere às consequências para o trabalho pedagógico em tempos de pandemia. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi aplicado um questionário via google forms e as respostas foram analisadas e categorizadas a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados revelam que alguns docentes se encontram desmotivados, com a saúde mental afetada devido ao acúmulo de trabalho e as consequências deixadas pela pandemia.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Alisson Lima Emiliano, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG; Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) (2018); Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL) (2016); Graduado em Licenciatura em Matemática pela UEPG (2012). Atua como professor de Matemática no Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) campus Ponta Grossa e nos Colégios Elite e Sepam. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPE). Áreas de interesse: Educação Matemática; Formação Inicial de Professores; Inclusão no Ensino e Políticas Públicas Educacionais.

William Hanke, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutorando em Geografia, Mestre em Gestão do Território, Pós-graduado em Gestão Educacional, graduação em Licenciatura em Geografia.

Daiane Olchanheski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestranda em Educação Inclusiva (PROFEI) e Graduada em Pedagogia (UEPG).

Riferimenti bibliografici

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70 Ltda/Almedina Brasil, 2011. 279p.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Distrito Federal. 28 de abril de 2020. Disponível em: < https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Parecer-cne-cp-005-2020-04-28.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2021.

CORONAVÍRUS/BRASIL. Ministério da Saúde. Brasília, 2020. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 03 jul. 2021.

COSTA, Tatiana de Andrade; COSTA, Hérica Tanhara Souza da; CARDOSO, Jordânia Nunes; COSTA, Jefferson de Andrade; BRITO, Maria Durciane Oliveira. A saúde emocional dos professores durante a pandemia em tempos de aulas remotas. CONEDU – VII Congresso Nacional de Educação. Maceió. 2020.

COSTA, Antonia Erica Rodrigues; NASCIMENTO, Antonio Wesley Rodrigues do. Os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia no Brasil. CONEDU – VII Congresso Nacional de Educação. Maceió. 2020.

MOREIRA, D. Z.; RODRIGUES, M. B. Saúde mental e trabalho docente. Estudos de Psicologia, vol. 23, n. 3, 2018.

REVISTA NOVA ESCOLA. Situação dos professores no Brasil durante a pandemia. Disponível em: <https://www.andes.org.br/diretorios/files/renata/junho/ne-pesquisa-professor-final-1.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2020.

Pubblicato

2023-04-13

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)