EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL E O RESGATE HISTÓRICO DE PLANTAS MEDICINAIS NO BRASIL

Autores

  • Reinato Andrade Tembo Xavier UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Renato Abreu Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)
  • Milton César Costa Campos UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB).

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva702022999e-7017

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a percepção ambiental analisando o histórico de utilização das plantas medicinais no Brasil. Procurou-se identificar as habilidades apontadas pelos autores como pertinentes nas bibliografias disponíveis em bibliotecas virtuais nacionais, com ênfase em artigos científicos. As literaturas consultadas mostram a contribuição dos diferentes profissionais da saúde em direcionar a conscientização da população que utiliza plantas medicinais, para que estes utilizem de forma racional. A preocupação da maioria das pessoas que utilizam plantas medicinais é manter essas espécies vegetais em seus quintais a partir de mudas. Portanto, isso demonstra uma prática dinâmica de inserção social, de criar o amor à natureza, que reflete o respeito pela vida, como prática ambiental que garante a qualidade de vida saudável de futuras gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Abreu Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. Professor Adjunto da UFAM.

Milton César Costa Campos, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB).

É professor Associado do Departamento de Solos e Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (DSER/CCA/UFPB), responsável pela disciplina Fertilidade e Conservação do Solo. É professor do Programa de Pós-graduação em Ciências do Solo (PPGCS/DSER/CCA/UFPB) e Ciências Ambientais (PPGCA/UFAM) e participa da orientação de estudantes graduação e pós-graduação.

Referências

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RDC Nº 26, de 13 de maio de 2014. Dispõe sobre o registro de medicamentos fitoterápicos. Brasília: ANVISA, 2014.

BALBACH, A. A flora Nacional na Medicina Doméstica. 20ª Edição; edições “A edificação do lar”. São Paulo. Brasil, 1998.

CANDEIAS, N.M.F. Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Revista de Saúde Pública, v.31, n.2, p.209-213, 1997.

CARVALHO, A.C.; BORGES, I. A trajetória histórica e as possíveis práticas de intervenção do psicólogo frente às emergências e os desastres. In V Seminário Internacional da Defesa Civil – DEFENCIL, São Paulo. Anais Eletrônicos Defensil. São Paulo: Parque Anhembi, 2009.

CARVALHO, I.C.M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2008.

COLOMÉ, J.S.; OLIVEIRA, D.L.L.C. Educação em saúde: por quem e para quem? a visão de estudantes de graduação em enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, v.21, n.1, p.177-184, 2012.

FERNANDES, T.M. Plantas medicinais: memória da ciência no Brasil [online]. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 260 p, 2004.

FERREIRA, L.B.; RODRIGUES, M.O.; COSTA, J.M. Etnobotânica das Plantas Medicinais Cultivadas nos Quintais do Bairro de Algodoal em Abaetetuba/PA. Revista Fitos, v.10, p.220-372, 2016.

FONTANA, A. Ao redor da natureza: investigando a percepção ambiental dos moradores do entorno da Estação Biológica de Santa Lúcia, Santa Teresa - ES. 2004. 169p. Dissertação (Mestrado - Área de concentração em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) - EICOS, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 2004.

LIMA, R.A.; XAVIER, R.A.T.; CAVALCANTE, F.S. A Importância do Resgate e da Preservação de Plantas Medicinais na Região Norte nos últimos vinte anos. Ciência e Natura, v.42, n.7, p.1-20, 2020.

MERA, J.C.E.; ROSAS, L.V.; LIMA, R.A.; PANTOJA, T.M.A. Conhecimento, Percepção e Ensino sobre Plantas Medicinais em duas Escolas Públicas no Município de Benjamin Constant – AM. Experiências em Ensino de Ciências, v.13, n.2, p.10-22, 2018.

NETO, J. R. A.; BARROS, R. F. M.; SILVA, P. R. R. Uso de plantas medicinais em comunidades rurais da Serra do Passa-Tempo, estado do Piauí, Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Biociências, v.13, n.3, p.165-175, 2015.

PERNAMBUCO, M.M.; SILVA, A.F.G.P.F.A educação e a transformação do mundo. In: CARVALHO, I.C.M.; GRÜN, M.; TRAJBER, R. (Orgs). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009. p. 207-219.

PESCE, R.P.; ASSIS, S.G.; AVANCI, J.Q. Agressividade em Crianças. Um olhar sobre comportamentos externalizantes e violências na infância. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/ENSP/CLAVES/CNPq, 2008.

SALCI, M.A.; MACENO, P.; ROZZA, S.G.; SILVA, D.M.G.V.; BOEHS, A.E.; SCHULTER, I.T.; HEIDEMANN, I.T.S.B. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto & Contexto Enfermagem, v.22, n.1, p.224-230, 2013.

SANTOS, M.C.; LOPES, C.V.; BORGES, A.M.; HECK, R.M.; LEITE, M.C.L. Resgate histórico de um grupo rural de estudos das plantas medicinais: educação em saúde. Cadernos de Educação, v.39, p.285-299, 2011.

SILVA, T.S.; FREIRE, E.M.X. Abordagem etnobotânica sobre plantas medicinais citadas por populações do entorno de uma unidade de conservação da caatinga do Rio Grande do Norte, Brasil. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v.12, n.4, p.427-435, 2010.

TUAN, Y. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do Meio Ambiente. São Paulo: Editora Difel, 288p, 1980.

XAVIER, R.A.T.; LIMA, R.A. O papel das mulheres na construção do conhecimento em Etnobotânica na região norte: uma revisão integrativa. Conhecimento & Diversidade, v.12, n.27, p.51-63, 2020.

ZACARIAS, E.F.J.; HIGUCHI, M.I.G. Relações pessoa-ambiente: caminhos para uma vida sustentável. Revista Interações, v.18, n.3, p.121-129, 2017.

Downloads

Publicado

2022-09-16

Como Citar

Xavier, R. A. T., Lima, R. A., & Campos, M. C. C. (2022). EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL E O RESGATE HISTÓRICO DE PLANTAS MEDICINAIS NO BRASIL. Revista Valore, 7, e-7017. https://doi.org/10.22408/reva702022999e-7017

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)