ENSINO HÍBRIDO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Andressa Venturini, Valdir Pretto, Ana Marli Bulegon

Resumo


O Ensino Híbrido (EH) tem sido a opção educacional utilizada pela maioria dos estabelecimentos de ensino em todo o país, desde março de 2020, por conta da pandemia que assolou o Brasil e o mundo. A dificuldade estava em como desenvolver atividades de ensino remotas, via Tecnologias Digitais (TD), com estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Neste trabalho, apresentamos as atividades propostas para estudantes com dificuldades específicas de aprendizagem (DEA) e seus resultados. Os participantes são estudantes com DEA, entre 13 e 15 anos, de uma escola do campo no interior do Rio Grande do Sul. Contamos com o uso do aparelho celular e dos aplicativos Whatsapp, Facebook e Youtube, como suporte para a interação, e com a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (TMP), para organizar as atividades síncronas e assíncronas. Os resultados desse trabalho apontam que o modelo de Ensino Híbrido e o uso das TD auxiliou o processo de transformação escolar e contribuiu para ressignificar o papel da escola, percebida na participação ativa e exitosa dos estudantes com DEA nas atividades propostas, via orientações síncronas do professor e realizadas de modo assíncrono por eles.

 


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva8020231008e-8046

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008