ENSINO HÍBRIDO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

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DOI :

https://doi.org/10.22408/reva8020231008e-8046

Résumé

O Ensino Híbrido (EH) tem sido a opção educacional utilizada pela maioria dos estabelecimentos de ensino em todo o país, desde março de 2020, por conta da pandemia que assolou o Brasil e o mundo. A dificuldade estava em como desenvolver atividades de ensino remotas, via Tecnologias Digitais (TD), com estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Neste trabalho, apresentamos as atividades propostas para estudantes com dificuldades específicas de aprendizagem (DEA) e seus resultados. Os participantes são estudantes com DEA, entre 13 e 15 anos, de uma escola do campo no interior do Rio Grande do Sul. Contamos com o uso do aparelho celular e dos aplicativos Whatsapp, Facebook e Youtube, como suporte para a interação, e com a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (TMP), para organizar as atividades síncronas e assíncronas. Os resultados desse trabalho apontam que o modelo de Ensino Híbrido e o uso das TD auxiliou o processo de transformação escolar e contribuiu para ressignificar o papel da escola, percebida na participação ativa e exitosa dos estudantes com DEA nas atividades propostas, via orientações síncronas do professor e realizadas de modo assíncrono por eles.

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Andressa Venturini, Universidade Franciscana (UFN)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT-UFN)

Psicopedagoga e Professora da sala de recursos do AEE de uma escola estadual do RS.

Valdir Pretto, Universidade Franciscana (UFN)

Doutor em Educação (UCS e Universidade de Lion-França)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT-UFN).

Ana Marli Bulegon, Universidade Franciscana (UFN)

Doutora em Informática na Educação (UFRGS)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT-UFN).

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Publié-e

2023-06-02

Numéro

Rubrique

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)