O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS

Autores

  • Daniela Gervásio Marcão Universidade Federal de Uberlândia.
  • Guilherme Saramago de Oliveira Professor da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021103755-80

Resumo

Este texto analisa as principais ideias inerentes ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de Matemática que ocorre nas instituições escolares, visando identificar as perspectivas teóricas e práticas que predominam entre os professores que ministram esses saberes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Definir o que é o ensino de Matemática não é uma tarefa simples nem tampouco para se fazer em poucas palavras. A pesquisa é de abordagem qualitativa – pesquisa bibliográfica com interlocuções com diversos autores que debruçam sobre o assunto, e documentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com o apoio do Ministério de Educação (MEC) .  É preciso entender que a Matemática é dinâmica, viva e que se modifica conforme os fatos sociais, culturais e econômicos. Tendo em vista a importância do processo de ensino em Matemática, é preciso lançar um olhar crítico, de modo a conciliá-lo com a realidade e contextualizá-lo.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

Marcão, D. G., Oliveira, G. S. de, & Santos, A. O. (2021). O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PREDOMINANTE NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS. Revista Valore, 6, 55–80. https://doi.org/10.22408/reva602021103755-80