A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva5020201058344-361Resumo
A potencialidade pedagógica em oportunizar aprendizagens significativas através de recursos e estratégias interdisciplinares, tem sido campo de diversas discussões nos espaços educacionas que buscam estratégias metodológicas correspondentes aos inúmeros desafios presentes no âmago do ensino de Matemática. Nessa direção, a literatura infantil apresenta-se como caminho possível para estabelecer conexões dinâmicas e atrativas no âmbito da aprendizagem dessa ciência. Assim, este trabalho objetiva analisar a relação estabelecida entre a literatura infantil e o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola de Cajazeiras - PB. Metodologicamente, o estudo é de natureza qualitativa, mediante investigação intervencional. A partir do trabalho realizado, observou-se que as atividades estimularam os sujeitos envolvidos a analisarem a matemática à luz da literatura infantil como campo que propicia o questionamento, o pensamento crítico, reflexivo e criativo, a aquisição de novos conceitos e o aprimoramento dos conceitos já estabelecidos.
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Literatura infantil. Ensino-aprendizagem.
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