MEIO AMBIENTE CONECTADO: PROPOSTA PEGAGÓGICA DE UM CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO HÍBRIDO

Autores

  • Suelen de Gaspi Instituto Federal do Paraná, Goioerê
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva312018107454-461

Resumo

O papel da escola, mais do que ensinar conceitos, é o de despertar o pensamento crítico e a reflexão dos estudantes. Uma das reflexões importantes a serem debatidas, concentra-se na temática ambiental, debate este necessário e regulamentado pela Constituição Federal e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Meio Ambiente. Sendo o tema meio ambiente consideravelmente recente no ambiente escolar, é preciso contextualizá-lo de maneira que estimule a reflexão crítica dos estudantes. Neste sentido o Ensino Híbrido surge como uma proposta educacional inovadora, combinando recursos físicos e digitais, e que tem como destaque, a personalização do ensino, e a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Por este motivo, esta pesquisa teve como objetivo elaborar um curso de extensão de Educação Ambiental para alunos de ensino médio utilizando os pressupostos do Ensino Híbrido. O curso foi organizado combinando conteúdos dos PCNs de Meio Ambiente, utilizando os modelos de rotação propostos para o Ensino Híbrido, com o intuito de promover a sensibilização dos estudantes, favorecendo a postura ética e o desenvolvimento de atitudes em relação à realidade socioambiental em que vivem.

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Publicado

2018-06-14

Edição

Seção

Artigo Original