EMPRESA JÚNIOR, SEUS DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: AUTONARRATIVA DE UMA GRADUANDA DE PSICOLOGIA

Juliana Ribeiro de Lima, Valéria Marques de Oliveira, Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir sobre o impacto da vivência em uma Empresa Júnior na formação do psicólogo a partir da autonarrativa de uma graduanda de Psicologia. O Movimento Empresa Júnior (MEJ) no Brasil tem crescido, isto se observa também no campo da formação do psicólogo. Contudo, são poucos os estudos e relatos que tratam desta experiência. Para este estudo, optou-se por uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo utilizando a Análise Narrativa Dialógica Emancipatória (ANDE) para a coleta e análise de dados. Como fonte básica de dados, utilizou-se a autonarrativa da pesquisadora retratando sua experiência em uma Empresa Júnior de Psicologia em uma Universidade Pública. Os dados foram organizados em duas categorias, uma voltada para a Empresa Júnior, que se subdivide em aspectos internos e externos, e outra direcionada para os aspectos intrapessoais do empresário júnior de Psicologia. A análise dos resultados aponta para um impacto positivo na formação do psicólogo, com destaque para as habilidades em ambientes corporativos e no cenário empreendedor.

 

Palavras chave: Empresa Júnior. Formação do psicólogo. Análise Narrativa Dialógica Emancipatória.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva7020221150e-7001

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