EMPRESA JÚNIOR, SEUS DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: AUTONARRATIVA DE UMA GRADUANDA DE PSICOLOGIA

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva7020221150e-7001

Abstract

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o impacto da vivência em uma Empresa Júnior na formação do psicólogo a partir da autonarrativa de uma graduanda de Psicologia. O Movimento Empresa Júnior (MEJ) no Brasil tem crescido, isto se observa também no campo da formação do psicólogo. Contudo, são poucos os estudos e relatos que tratam desta experiência. Para este estudo, optou-se por uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo utilizando a Análise Narrativa Dialógica Emancipatória (ANDE) para a coleta e análise de dados. Como fonte básica de dados, utilizou-se a autonarrativa da pesquisadora retratando sua experiência em uma Empresa Júnior de Psicologia em uma Universidade Pública. Os dados foram organizados em duas categorias, uma voltada para a Empresa Júnior, que se subdivide em aspectos internos e externos, e outra direcionada para os aspectos intrapessoais do empresário júnior de Psicologia. A análise dos resultados aponta para um impacto positivo na formação do psicólogo, com destaque para as habilidades em ambientes corporativos e no cenário empreendedor.

 

Palavras chave: Empresa Júnior. Formação do psicólogo. Análise Narrativa Dialógica Emancipatória.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

AUTUORI, Marina. Uma história do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.86, pp. 7-23. ISSN 1415-711X.

BETTONI, E. M.; SILVEIRA, E. X; SILVA, H. F. N. Práticas gerenciais em gestão do conhecimento: um estudo da aplicação em empresas juniores. Informação & Informação, v. 16, n.1, p. 72-87, jan./jun. Londrina, 2011. Disponível em <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/5231/8479>. Acesso em 16 de agosto de 2021.

BOBATO, S. T.; STOCK, C. M.; PINOTTI, L. K. Formação, Inserção e Atuação Profissional na Perspectiva dos Egressos de um Curso de Psicologia. Psicologia Ensino & Formação. Associação Brasileira de Ensino de Psicologia. vol 7, n.2, ago-dez, 2016, p.18-33. DOI: 10.21826/2179-58002016721833. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pef/v7n2/v7n2a03.pdf>. Acesso em 12 de julho de 2021.

BRASIL. Dispõe sobre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Lei Nº 4.119 de 27 de agosto de 1962. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l4119.htm> Acesso em: 07 de abril de 2022

BRASIL. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Lei Nº 11.788, de 25 de setembro DE 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm> Acesso em: 07 de abril de 2022

BRASIL. Disciplina a criação e a organização das associações denominadas empresas juniores, com funcionamento perante instituições de ensino superior. Lei nº 13.267, de 6 de abril de 2016. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13267.htm>. Acesso em 19 de agosto de 2021.

CAMPANA, A. Empresa Júnior e Empresa Sênior: Entenda as diferenças. CPEJR. 2019. Disponível em: <https://cpejr.com.br/empresa-junior-empresa-senior-entenda-as-diferencas/>. Acesso em: 05 de maio de 2022

CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998.

CHAUÍ,M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

CRUZ, K. C. Estágio em Empresa Júnior e carreiras de estudantes de Psicologia: das práticas do psicólogo às expectativas para o futuro profissional. 2016. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Psicologia. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/168027/340710.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 25 de setembro de 2021.

DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E.; JAYET, C. Psicodinâmica do trabalho: uma contribuição da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.

FERNANDES, N. P; SILVA, F. M. O papel da empresa Jr no desenvolvimento de competências de seus integrantes: um estudo com ex-membros da EMAD Jr. Relatos de Pesquisa. Perspectiva em Gestão & Conhecimento. v. 7, n. 1, 2017. Disponível em <http://dx.doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1p48>. Acesso em 22 de março de 2021.

GODIM, S. M. G. Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários. Estudos de Psicologia 2002, 7(2), 299-309, 2002. Disponível em <https://doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200011>. Acesso em 22 de abril de 2021

MACHADO, R.; VERDE, P. R. DNA Júnior. Brasil Júnior. Confederação Brasileira de Empresas Juniores, 2015. Disponível em <https://wp.ufpel.edu.br/crej/files/2012/09/DNAJu%CC%81nior-Livro-I-Conhecendo-o-MEJ.pdf>. Acesso em 12 de março de 2021.

MARQUES, V. Ruptura Epistemológica e Psicologia: A importância do olhar fluido. Tese. Psicologia. Programa de Pós-graduação em Psicologia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. DOI: 10.13140/RG.2.2.35872.99841. Disponível em <https://www.researchgate.net/publication/315805535_Ruptura_epistemologica_e_psicologia_a_importancia_do_olhar_fluido> . Acesso em 09 de maio de 2021.

MARQUES, V.; SATRIANO, C.; SILVA, E. L. Narrativa autobiográfica do próprio pesquisador como fonte e ferramenta de pesquisa. Linhas Críticas. v.23, p. 369-386, 2017. Disponível em <http://ojs.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/28457/0>. acesso em 15 de março de 2021.

MARQUES, V.; SATRIANO, C.; SILVA, E. L. Análise Narrativa Dialógica Emancipatória em diálogo com Análise narrativa, de conteúdo e de discurso. Revista Valore. v.5, p. 5-21, 2020. Disponível em <https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/398/302>. Acesso em 26 de setembro de 2021.

OLIVEIRA, J. M.; RIBEIRO, F. S. A empresa júnior e a formação de empreendedores. In: Anais APROTEC 2013, Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, 23, Recife. Brasília: ANPROTEC, 2013.

PEIXOTO, A. L. A. Empresas juniores de psicologia: capacitar, desenvolver e transformar. Rev. Psicol., Organ. Trab., Florianópolis , v. 14, n. 4, p. 464-474, dez. 2014 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572014000400012&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 11 maio 2022.

PERES, R. S; CARVALHO, A. M. R; HASHIMOTO, F. Empresa Júnior: integrando teorias e práticas em Psicologia. Rev. Psicol., Organ. Trab., Florianópolis , v. 4, n. 2, p. 11-29, dez. 2004 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572004000200002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 11 maio 2022.

ROCHA, L. F.; ROCHA, L. M. O.; SANTOS, M. A. S.; BRABO, M. F.; REBELLO, F. K.; MARTINS, C. M. Empreendedorismo universitário: Avaliação do perfil do Movimento Empresa Júnior em uma Instituição Federal de Ensino Superior na Amazônia. Research, Society and Development, v. 9, n.8, e57984787, 2020, DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.4787. Disponível em <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4787>. Acesso em 17 de abril de 2021.

VEIGA, L. Líderes que fazem: O espírito empreendedor do Movimento Empresa Júnior. Entrevistas. Perfis. Empresa Júnior. MEJ. Salvador, 2019

ZANELLI, J. C., & BASTOS, A. V. B. (2004). Inserção profissional do psicólogo em organizações e no trabalho. In J. C. Zanelli, J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Eds.), Psicologia, organizações e trabalho (p. 466-491). Porto Alegre, RS: Artes Médicas

ZILIOTTO, D. M.; BERTI, A. R. A aprendizagem do aluno inserido em empresa júnior. Revista Conexão UEPG. Ponta Grossa, v.8, n.2, p. 210-217, Jul./Dez. 2012.

Pubblicato

2022-09-16

Come citare

Lima, J. R. de, Oliveira, V. M. de, & Pessoa, Y. S. R. Q. (2022). EMPRESA JÚNIOR, SEUS DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: AUTONARRATIVA DE UMA GRADUANDA DE PSICOLOGIA. Revista Valore, 7, e-7001. https://doi.org/10.22408/reva7020221150e-7001

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)