Gestão Democrática no Ensino Superior: Um Desafio no Mundo Contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva322018117674-688Resumo
O presente trabalho tem como objeto de pesquisa, a gestão democrática que consiste em aplicar gerenciamento em instituições, empresas e entidades que serão administradas.Para darmos conta do proposto pretendemos compreender como acontece a gestão no ensino superior e para tanto, buscamos elencar os tipos de gestão prevalentes no ensino superior, tomar aquelas que dialogam com nosso objeto de pesquisa, identificar o tipo de gestão que prevalece em tais cenários e por fim, sugerir ações as quais possam promover as transformações necessárias para que a qualidade de gestão no ensino superiorseja, de fato, considerável. Tal proposta mostra-se relevante uma vez que traz a gestão no ensino superior como caminho que contribui para que o futuro profissional possa ingressar no mercado de trabalho de forma qualificada. Os métodos utilizados para a elaboração deste artigo se pautamnas dimensões da Pesquisa propostas por Novikoff (2010). Os resultados obtidos mostram a coerência com nossas propostas inicias, entre elas, abrange diversos conceitos referentes à gestão democrática no ensino superior. Nesse processo, o que se evidencia no Brasil, é o avanço dademocratização do Ensino Superiore isso, como modelo para a melhoria em prol dodesempenho do acadêmico que terá, em breve, o mercado de trabalho como cenário na aplicação dos conhecimentos apreendidos no ensino superior.
Downloads
Referências
BEZERRA, Alexander. A Gestão no Ensino Superior: um desafio para educadores e administradores. Disponível em http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-gestao-no-ensino-superior-um-desafio-para-educadores-e-administradores/46635/. Acesso 19 de fevereiro de 2018.
CUNHA, L. A. O Ensino Superior no octênio FHC. Campinas. Educação e Sociedade. V. 24, n. 82, abril, 2003.
CURY, Carlos Roberto Jamil Cury. Gestão Democrática da Educação: exigências e desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. (Periódico Científico Editado pela ANPAE). vol.18, n.02, p.163 – 174, jun./dez. 2002. Disponível em: . Acesso em 19. Fev. 2018.
______. Decreto nº. 3.860, de 9 de julho de 2001. Dispõe sobre a organização do
ensino superior, a avaliação de cursos e instituições, e dá outras providências. Diário
Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília,DF, 10 de julho de 2001.
_____________. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001.
DURHAM, E. Educação superior, pública e privada (1808 – 2000). In: SCHWARTMAN,
Simon & BROCK, Colin. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro. Nova
Fronteira. 2005. p.197-240.
FERREIRA, Lima. PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA: PERSPECTIVAS PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO. Julho/dez. 2015.
MENDONÇA, Erasto. ESTADO PATRIMONIAL E GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL. Agosto/2011
Oliveira; Molina. A ampliação da base social da educação superior no contexto doCentro Universitário do Leste deMinas Gerais: o caso do ProUni2012, Brasília.
Bertolin.A formação integral na educação superior e o desenvolvimento dos países. 2017, São Paulo.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Plano de
Desenvolvimento Institucional — PDI: diretrizes para elaboração. Brasília: MEC/
SESu, jun. 2002.
MOTTA, Fernando Cláudio Prestes & VASCONCELOS, Isabella Francisca Freitas Gouveia.
Teoria geral da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 2ª edição. São Paulo:
Cortez: Autores Associados, 1987.
Niskier, Arnaldo. A Educação na Virada do Século. Ed. Expressão e Cultura, Rio de Janeiro, 1ª ed., 2001. Pág. 24.
NOVIKOFF, Cristina. (orgs.). Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino um constructo para o ensino aprendizado da pesquisa. In ROCHA, J.G. e ________________.
Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro:
Espalhafato Comunicação, 2010, p. 211-242, 2010.
_____________. O princípio da gestão escolar democrática no contexto da LDB. In: Revista
Brasileira de Política e Administração. Associação Nacional de Política e Administração da
Educação. V. 1, n.1 jan/jun, 1983. Porto Alegre: Anpae.
PEREIRA, Noádia e SILVA, Marcelo.GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS TENDENCIAS DE GESTÃO PRESENTES NO CONSELHO UNIVERSITÁRIO. Minas Gerais.
PINTO, Carlos.Os Conceitos de Educação no Brasil: Uma análise sobre Arnaldo Niskier. 2009. São Paulo.
SAMPAIO, Helena. Ensino superior no Brasil: o setor privado. São Paulo: Hucitec: FAPESP, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.