Gestão Democrática no Ensino Superior: Um Desafio no Mundo Contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva322018117674-688Abstract
O presente trabalho tem como objeto de pesquisa, a gestão democrática que consiste em aplicar gerenciamento em instituições, empresas e entidades que serão administradas.Para darmos conta do proposto pretendemos compreender como acontece a gestão no ensino superior e para tanto, buscamos elencar os tipos de gestão prevalentes no ensino superior, tomar aquelas que dialogam com nosso objeto de pesquisa, identificar o tipo de gestão que prevalece em tais cenários e por fim, sugerir ações as quais possam promover as transformações necessárias para que a qualidade de gestão no ensino superiorseja, de fato, considerável. Tal proposta mostra-se relevante uma vez que traz a gestão no ensino superior como caminho que contribui para que o futuro profissional possa ingressar no mercado de trabalho de forma qualificada. Os métodos utilizados para a elaboração deste artigo se pautamnas dimensões da Pesquisa propostas por Novikoff (2010). Os resultados obtidos mostram a coerência com nossas propostas inicias, entre elas, abrange diversos conceitos referentes à gestão democrática no ensino superior. Nesse processo, o que se evidencia no Brasil, é o avanço dademocratização do Ensino Superiore isso, como modelo para a melhoria em prol dodesempenho do acadêmico que terá, em breve, o mercado de trabalho como cenário na aplicação dos conhecimentos apreendidos no ensino superior.
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