INDICADORES E INTELIGÊNCIA DE DADOS PARA GESTÃO EDUCACIONAL: A EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO MÉDIO PARAÍBA DO SUL

Júlio César Andrade de Abreu, Pryscilla Maria Pires dos Santos, Nilza Magalhães Macario, Bruna Casiraghi, Marcos Vinicius Araujo Delgado, Angela Maria da Silva Campos, Gisele Américo Soares, Mônica Mara da Silva, Vânia de Oliveira Ananias Gonçalves

Resumo


Este artigo  apresenta a experiência do Observatório da Educação (OE) e a sistematização de diferentes bases de dados públicos por meio da inteligência de dados, responsável por organizar informações e expô-las de uma forma que sejam mais facilmente analisadas, interpretadas e com isso contribuir para a melhoria da gestão educacional. Dá-se destaque à criação do OE e sua articulação com os objetivos do PAR/FNDE. O OE tem como finalidade captar, organizar e divulgar os dados educacionais da região do Médio Paraíba do Sul, permitindo a socialização da informação e, principalmente, o uso dos dados para melhoria da gestão educacional. Utiliza-se como abordagem técnica a inteligência de dados,  cuja  ênfase está na transformação de dados em informações e conhecimentos importantes para auxiliar no processo de tomada de decisão.  Os passos tomados (estruturação, operação, divulgação) são apresentados. Apresenta-se detalhadamente os Blocos Temáticos que constituem o Painel de Indicadores gerado, oferecendo aos gestores uma riqueza de oportunidades de uso para as tomadas de decisão do seu dia a dia de trabalho, inclusive sobre os impactos da COVID-19 na Educação Básica. Nossos resultados oferecerem aos gestores educacionais melhores condições para a tomada de decisões e consequentemente para uma melhoria da educação na região.

Palavras chave: Observatório da Educação. Gestão Educacional. Inteligência de dados. Indicadores de resultados. Articulação com  Par/FNDE.


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, J; C. A., INOCÊNCIO, C. S., DELGADO, M. V. A., ANDRADE, G. P., GABIZO, G. Processo de decisão em tempos de pandemia: a aplicação do Business Intelligence (BI) como suporte à deliberação na administração pública. (Cadernos Enap, 92; Coleção: Covid-19 Fast Track) -- Brasília: Enap, 2021.

AMARANTE, Suely. O retorno das aulas presenciais e a prevenção contra a Covid-19. IFF/Fiocruz. Set, 2020. Disponível em: http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/702-aulas-presenciais). Acesso em: 30 set. 2021.

ARRUDA, E. P. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede: Revista de Educação à Distância, v. 7, n. 1, 2020.

BURGESS, Jean; GREEN, Joshua YouTube e a Revolução Digital: Como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. Tradução de Ricardo Giassetti. São Paulo: Aleph, 2009. 32p.

CHAVES, Eduardo O. C. O uso de computadores nas escolas: Fundamentos e críticas. Artigo eletrônico. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2021.

DELORS, J.. A educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre, RS: Artmed, 2005.

EZENWABASILI, Mariana. Como as diferentes gerações aprendem. Revista Educação. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2016/12/01/como-diferentes-geracoes-aprendem/. Acesso em: 02 set. 2021.

FNDE. Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação. PROGRAMA DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/programas/par. Acesso em:

IMBERNÓN, F. A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato.Grupo A - Artmed, 2000.

LINCHAND, G. DÓRIA, C. A.; NETO; O. L.; COSSI, J. The Impacts of Remote Learning in Secondary Education: Evidence from Brazil during the Pandemic. Nota técnica Nº IDB-TN-02214. Disponível em: file:///home/pryscilla/Downloads/The-Impacts-of-Remote-Learning-in-Secondary-Education-Evidence-from-Brazil-during-the-Pandemic.pdf. Acesso em: 23 set. 2021.

NOVELI, M.; HELLER, P. M.; NOVELI, C. P. Inteligência de Negócios ou Ciência de Dados? O que dados bibliográficos inicialmente nos dizem?. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 10, n. 2, p. 2790-2807, 2019.

REIS, Ana Tereza Vendramini. A importância das TICs da educação como processo comunicacional dialógico no ensino superior: estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tese de Doutorado submetida à Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) como requisito parcial para a Obtenção do Título de Doutorado em Comunicação Social. São Bernardo do Campo, 2016.

REZENDE, F. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, p. 75-98, 2008.

RODRIGUES, E.; SILVA, R. A. Monitoria um dispositivo de ensino e aprendizagem como uso das TICs em um laboratório de informática. RENOTE, v. 11, n. 1. p. 2-10, 2013.

SANTOS, V. Comunicação escolar: as melhores ferramentas e estratégias para se comunicar bem com alunos e famílias. Revista NOVA ESCOLA. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19464/comunicacao-escolar-as-melhores-ferramentas-e-estrategias-para-se-comunicar-bem-com-alunos-e-familias. Acesso em: 30 set. 2021.

SEBRAE/RJ – ADR LÍDER VALE. Agenda de Desenvolvimento ADR Lider Vale. Publicação 2020.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva702022119521

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008