INDICADORES E INTELIGÊNCIA DE DADOS PARA GESTÃO EDUCACIONAL: A EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO MÉDIO PARAÍBA DO SUL

Autori

  • Júlio César Andrade de Abreu Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Pryscilla Maria Pires dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Nilza Magalhães Macario Associação Educacional Dom Bosco (AEDB)
  • Bruna Casiraghi UNIFOA
  • Marcos Vinicius Araujo Delgado Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Angela Maria da Silva Campos Associação Educacional Dom Bosco (AEDB).
  • Gisele Américo Soares Associação Educacional Dom Bosco (AEDB).
  • Mônica Mara da Silva Associação Educacional Dom Bosco (AEDB).
  • Vânia de Oliveira Ananias Gonçalves Faculdade Sul Fluminense (FASF)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva702022119521

Abstract

Este artigo  apresenta a experiência do Observatório da Educação (OE) e a sistematização de diferentes bases de dados públicos por meio da inteligência de dados, responsável por organizar informações e expô-las de uma forma que sejam mais facilmente analisadas, interpretadas e com isso contribuir para a melhoria da gestão educacional. Dá-se destaque à criação do OE e sua articulação com os objetivos do PAR/FNDE. O OE tem como finalidade captar, organizar e divulgar os dados educacionais da região do Médio Paraíba do Sul, permitindo a socialização da informação e, principalmente, o uso dos dados para melhoria da gestão educacional. Utiliza-se como abordagem técnica a inteligência de dados,  cuja  ênfase está na transformação de dados em informações e conhecimentos importantes para auxiliar no processo de tomada de decisão.  Os passos tomados (estruturação, operação, divulgação) são apresentados. Apresenta-se detalhadamente os Blocos Temáticos que constituem o Painel de Indicadores gerado, oferecendo aos gestores uma riqueza de oportunidades de uso para as tomadas de decisão do seu dia a dia de trabalho, inclusive sobre os impactos da COVID-19 na Educação Básica. Nossos resultados oferecerem aos gestores educacionais melhores condições para a tomada de decisões e consequentemente para uma melhoria da educação na região.

Palavras chave: Observatório da Educação. Gestão Educacional. Inteligência de dados. Indicadores de resultados. Articulação com  Par/FNDE.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ABREU, J; C. A., INOCÊNCIO, C. S., DELGADO, M. V. A., ANDRADE, G. P., GABIZO, G. Processo de decisão em tempos de pandemia: a aplicação do Business Intelligence (BI) como suporte à deliberação na administração pública. (Cadernos Enap, 92; Coleção: Covid-19 Fast Track) -- Brasília: Enap, 2021.

AMARANTE, Suely. O retorno das aulas presenciais e a prevenção contra a Covid-19. IFF/Fiocruz. Set, 2020. Disponível em: http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/702-aulas-presenciais). Acesso em: 30 set. 2021.

ARRUDA, E. P. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede: Revista de Educação à Distância, v. 7, n. 1, 2020.

BURGESS, Jean; GREEN, Joshua YouTube e a Revolução Digital: Como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. Tradução de Ricardo Giassetti. São Paulo: Aleph, 2009. 32p.

CHAVES, Eduardo O. C. O uso de computadores nas escolas: Fundamentos e críticas. Artigo eletrônico. Disponível em: <http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/wq1/local/ec_scipione.htm>. Acesso em: 30 set. 2021.

DELORS, J.. A educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre, RS: Artmed, 2005.

EZENWABASILI, Mariana. Como as diferentes gerações aprendem. Revista Educação. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2016/12/01/como-diferentes-geracoes-aprendem/. Acesso em: 02 set. 2021.

FNDE. Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação. PROGRAMA DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/programas/par. Acesso em:

IMBERNÓN, F. A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato.Grupo A - Artmed, 2000.

LINCHAND, G. DÓRIA, C. A.; NETO; O. L.; COSSI, J. The Impacts of Remote Learning in Secondary Education: Evidence from Brazil during the Pandemic. Nota técnica Nº IDB-TN-02214. Disponível em: file:///home/pryscilla/Downloads/The-Impacts-of-Remote-Learning-in-Secondary-Education-Evidence-from-Brazil-during-the-Pandemic.pdf. Acesso em: 23 set. 2021.

NOVELI, M.; HELLER, P. M.; NOVELI, C. P. Inteligência de Negócios ou Ciência de Dados? O que dados bibliográficos inicialmente nos dizem?. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 10, n. 2, p. 2790-2807, 2019.

REIS, Ana Tereza Vendramini. A importância das TICs da educação como processo comunicacional dialógico no ensino superior: estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tese de Doutorado submetida à Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) como requisito parcial para a Obtenção do Título de Doutorado em Comunicação Social. São Bernardo do Campo, 2016.

REZENDE, F. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, p. 75-98, 2008.

RODRIGUES, E.; SILVA, R. A. Monitoria um dispositivo de ensino e aprendizagem como uso das TICs em um laboratório de informática. RENOTE, v. 11, n. 1. p. 2-10, 2013.

SANTOS, V. Comunicação escolar: as melhores ferramentas e estratégias para se comunicar bem com alunos e famílias. Revista NOVA ESCOLA. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19464/comunicacao-escolar-as-melhores-ferramentas-e-estrategias-para-se-comunicar-bem-com-alunos-e-familias. Acesso em: 30 set. 2021.

SEBRAE/RJ – ADR LÍDER VALE. Agenda de Desenvolvimento ADR Lider Vale. Publicação 2020.

Pubblicato

2022-09-16

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)