INDICADORES E INTELIGÊNCIA DE DADOS PARA GESTÃO EDUCACIONAL: A EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO MÉDIO PARAÍBA DO SUL

Autori

  • Júlio César Andrade de Abreu Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Pryscilla Maria Pires dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Nilza Magalhães Macario Associação Educacional Dom Bosco (AEDB)
  • Bruna Casiraghi UNIFOA
  • Marcos Vinicius Araujo Delgado Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Angela Maria da Silva Campos Associação Educacional Dom Bosco (AEDB).
  • Gisele Américo Soares Associação Educacional Dom Bosco (AEDB).
  • Mônica Mara da Silva Associação Educacional Dom Bosco (AEDB).
  • Vânia de Oliveira Ananias Gonçalves Faculdade Sul Fluminense (FASF)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva702022119521

Abstract

Este artigo  apresenta a experiência do Observatório da Educação (OE) e a sistematização de diferentes bases de dados públicos por meio da inteligência de dados, responsável por organizar informações e expô-las de uma forma que sejam mais facilmente analisadas, interpretadas e com isso contribuir para a melhoria da gestão educacional. Dá-se destaque à criação do OE e sua articulação com os objetivos do PAR/FNDE. O OE tem como finalidade captar, organizar e divulgar os dados educacionais da região do Médio Paraíba do Sul, permitindo a socialização da informação e, principalmente, o uso dos dados para melhoria da gestão educacional. Utiliza-se como abordagem técnica a inteligência de dados,  cuja  ênfase está na transformação de dados em informações e conhecimentos importantes para auxiliar no processo de tomada de decisão.  Os passos tomados (estruturação, operação, divulgação) são apresentados. Apresenta-se detalhadamente os Blocos Temáticos que constituem o Painel de Indicadores gerado, oferecendo aos gestores uma riqueza de oportunidades de uso para as tomadas de decisão do seu dia a dia de trabalho, inclusive sobre os impactos da COVID-19 na Educação Básica. Nossos resultados oferecerem aos gestores educacionais melhores condições para a tomada de decisões e consequentemente para uma melhoria da educação na região.

Palavras chave: Observatório da Educação. Gestão Educacional. Inteligência de dados. Indicadores de resultados. Articulação com  Par/FNDE.

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Pubblicato

2022-09-16

Come citare

Abreu, J. C. A. de, Santos, P. M. P. dos, Macario, N. M., Casiraghi, B., Delgado, M. V. A., Campos, A. M. da S., … Ananias Gonçalves, V. de O. (2022). INDICADORES E INTELIGÊNCIA DE DADOS PARA GESTÃO EDUCACIONAL: A EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO DO MÉDIO PARAÍBA DO SUL. Revista Valore, 7, e-7042. https://doi.org/10.22408/reva702022119521

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)