JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

Anderson Oramisio Santos, Adriana Borges de Paiva, Guilherme Saramago de Oliveira, Josely Alves dos Santos, Anderson Oramisio Santos

Resumo


Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica. Descreve sobre a biografia, as ideias principais e contribuições para a educação de um dos mais importantes teórico-práticos da Didática, Jan Amos Comenius.Analisa os fundamentos das suas ideias revolucionárias ligadas ao meio e época em que viveu. Nota-se a originalidade de Comenius em sua compreensão sobre as necessidades da nova sociedade que estava surgindo. Apresenta conceitos e definições e aborda algumas questões que contribuíram com a educação sobre o aprender e o pensar e aponta os requisitos necessários para a obtenção de uma boa educação: instrução, ensinar bons costumes e piedade, conduzindo o indivíduo a uma vida mais digna já que para ele a educação era o caminho para construção de um ser humano melhor e consequentemente de uma nova sociedade.


Texto completo:

PDF

Referências


AHLERT, A. O mundo de Comenius: entre conflitos e guerras uma luz para a prática pedagógica. Revista de Ciências Humanas, EDUFSC, Florianópolis, SC, n. 32, p. 439-451, 2002.

AHLERT, A. Educação, ética e cidadania em Johann Amos Comenius: aproximações com Paulo Freire. Estudos Teológicos, Faculdade EST, São Leopoldo, RS, v. 46, n. 2, p. 84-94, 2006.

ALMEIDA, A. C. A.; MELO, C. I. B.; HARVEY, M. S. S.; LIMA, M. V. A.; CHAVES, P J. S. Metodologias Ativas à Luz de Comenius: uma Experiência na Pós-Graduação. In: IV CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 2019, Recife, PE. Anais [...]. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 60-68.

CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo, SP: Editora UNESP, 1999.

COMÉNIO, J.A. Didáctica Magna ou Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Trad. de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa, Portugal: Calouste Gulbenkian, 1976 (Coleção Textos Clássicos).

COVELLO, S. C. Comenius: a construção da pedagogia. São Paulo, SP:Editora Comenius, 1999.

GASPARIN, J. L. Concepção de infância, processo educativo e de alfabetização em João Amós Comênio. Série-Estudos,Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, MS, n.40, p. 99-118,jul./dez. 2015.

GASPARIN, J. L. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas, SP: Papirus, 1994.

HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. São Paulo, SP: Ática, 2011.

KULESZA, W. Comenius: A Persistência da Utopia em Educação. São Paulo, SP: Editora da Unicamp, 1992.

LIMA, P. G. Fundamentos da educação e práticas pedagógicas. Engenheiro Coelho, SP: UNASPRESS, 2013.

TAHAN, M. Didática da Matemática. Vol. 01. São Paulo, SP: Saraiva, 1961.

MIRANDA, C. E. A. Diverso e Prosa. Pro-Posições, UNICAMP, Campinas, SP, v. 22, n.3 (66), p. 197-205, set./dez. 2011.

NICOLAY, D. A. A noção de infância na Didática Magna de Comenius. Educação UNISINOS, São Leopoldo, RS, v.15, n.1, p.3-12, jan./abr. 2011.

PIAGET, J. Jan Amos Comênio. Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1984.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva8020231237e-8079

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008