JAN AMOS COMENIUS: BIOGRAFIA, PRINCIPAIS IDEIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva8020231237e-8079

Résumé

Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica. Descreve sobre a biografia, as ideias principais e contribuições para a educação de um dos mais importantes teórico-práticos da Didática, Jan Amos Comenius.Analisa os fundamentos das suas ideias revolucionárias ligadas ao meio e época em que viveu. Nota-se a originalidade de Comenius em sua compreensão sobre as necessidades da nova sociedade que estava surgindo. Apresenta conceitos e definições e aborda algumas questões que contribuíram com a educação sobre o aprender e o pensar e aponta os requisitos necessários para a obtenção de uma boa educação: instrução, ensinar bons costumes e piedade, conduzindo o indivíduo a uma vida mais digna já que para ele a educação era o caminho para construção de um ser humano melhor e consequentemente de uma nova sociedade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Anderson Oramisio Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

Possui Graduação em Estudos Sociais(Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2015 - EM ANDAMENTO). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, eGestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem.Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná,Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista "Ad hoc" da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu. Docente da Educação Básica - Docente dos Cursos de Especialização Lato Sensu em Uberlândia e Região.

Adriana Borges de Paiva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Doutoranda em Educação (Universidade Federal de Uberlândia (2021-2024). Mestre em Educação (Universidade Federal de Uberlândia (2020). Especialista em Pedagogia Empresarial (Universidade Federal de Uberlândia (2007). Graduada em Pedagogia com habilitação em Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Supervisão Escolar do Ensino Fundamental e Médio (Universidade Federal de Uberlândia, 2005). Professora da Escola Municipal Professor Eurico Silva nas séries iniciais do Ensino Fundamental de 2007 a 2009. E em 2010 atuou de março a novembro como pedagoga no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Uberlândia. Desde dezembro de 2010 é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Uberlândia, lotada na Pró-reitoria de Graduação, na Diretoria de Ensino. Coordenadora da Divisão de Projetos Pedagógicos (2012-2021). Coordenadora da Divisão de Cadastro e Regulação (desde de 2021) e Procuradora Educacional Institucional (2022). (Texto informado pelo autor)

Guilherme Saramago de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) e Profissional (mestrado). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991 - OAB/MG 82057). Graduado em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Mestre em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais no Ensino - GRUPEM-UFU. Membro do Corpo Editorial das Revistas GeTeC: Gestão, Tecnologia e Ciências; Cadernos da Fucamp; InterSciencePlace. Membro do Corpo Editorial da Editora FUCAMP. É integrante do quadro de avaliadores de Cursos superiores presenciais e a distância do INEP/MEC. Foi Diretor de Ensino da Universidade Federal de Uberlândia (Janeiro de 2017 a Janeiro de 2021). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Docência Universitária, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Educacional, Educação Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Projetos Pedagógicos, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional.

Josely Alves dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Atuou como Analista Educacional na Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais de 2006 a 2014 realizando atividades de assessoramento pedagógico às escolas estaduais do estado no âmbito do Ensino Fundamental e Médio. Atualmente trabalha no Laboratório do Curso de Pedagogia do Campus Pontal (UFU) e cursa Doutorado na Faculdade de Educação - UFU.

Anderson Oramisio Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

Possui Graduação em Estudos Sociais( Licenciatura Curta - Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação Plena em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari (2001), Graduação Plena em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Graduação Plena em Matemática(2017). Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019) - Pós-Doutorado em Educação / Formação de Professores - Psicologia da Educação Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí - GO.Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, e Gestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem. Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná, Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Avaliador e parecerista "Ad hoc" da Revista Valore - Faculdade Sul fluminense - Rio de Janeiro. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu.

Références

AHLERT, A. O mundo de Comenius: entre conflitos e guerras uma luz para a prática pedagógica. Revista de Ciências Humanas, EDUFSC, Florianópolis, SC, n. 32, p. 439-451, 2002.

AHLERT, A. Educação, ética e cidadania em Johann Amos Comenius: aproximações com Paulo Freire. Estudos Teológicos, Faculdade EST, São Leopoldo, RS, v. 46, n. 2, p. 84-94, 2006.

ALMEIDA, A. C. A.; MELO, C. I. B.; HARVEY, M. S. S.; LIMA, M. V. A.; CHAVES, P J. S. Metodologias Ativas à Luz de Comenius: uma Experiência na Pós-Graduação. In: IV CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 2019, Recife, PE. Anais [...]. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 60-68.

CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo, SP: Editora UNESP, 1999.

COMÉNIO, J.A. Didáctica Magna ou Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Trad. de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa, Portugal: Calouste Gulbenkian, 1976 (Coleção Textos Clássicos).

COVELLO, S. C. Comenius: a construção da pedagogia. São Paulo, SP:Editora Comenius, 1999.

GASPARIN, J. L. Concepção de infância, processo educativo e de alfabetização em João Amós Comênio. Série-Estudos,Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, MS, n.40, p. 99-118,jul./dez. 2015.

GASPARIN, J. L. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas, SP: Papirus, 1994.

HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. São Paulo, SP: Ática, 2011.

KULESZA, W. Comenius: A Persistência da Utopia em Educação. São Paulo, SP: Editora da Unicamp, 1992.

LIMA, P. G. Fundamentos da educação e práticas pedagógicas. Engenheiro Coelho, SP: UNASPRESS, 2013.

TAHAN, M. Didática da Matemática. Vol. 01. São Paulo, SP: Saraiva, 1961.

MIRANDA, C. E. A. Diverso e Prosa. Pro-Posições, UNICAMP, Campinas, SP, v. 22, n.3 (66), p. 197-205, set./dez. 2011.

NICOLAY, D. A. A noção de infância na Didática Magna de Comenius. Educação UNISINOS, São Leopoldo, RS, v.15, n.1, p.3-12, jan./abr. 2011.

PIAGET, J. Jan Amos Comênio. Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1984.

Téléchargements

Publié-e

2023-08-18

Numéro

Rubrique

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)