Análise dos trabalhos do Encontro Nacional de Educação Matemática sobre o conteúdo Inequações
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva30201813326-37Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um panorama a respeito de trabalhos relacionados ao ensino e à aprendizagem do conteúdo de inequações, publicados nas 12 primeiras edições do ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática) no período de 1987 à 2016. Para tanto, foi selecionado todos os anais dos ENEMs e realizada uma busca utilizando os termos inequação, inequações e álgebra, presentes nos títulos de todos os trabalhos publicados como pôsteres e comunicações orais (comunicações científicas e relatos de experiência). Os resultados mostraram que dos 5743 trabalhos encontrados, apenas oito tratam do conceito de inequação. Um número preocupante se levarmos em consideração a importância do conceito assim como as dificuldades que os alunos possuem com relação ao mesmo.
Downloads
Referências
BELTRÃO, R. C. H. Dificuldades dos alunos para resolver problemas com inequações. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 5, p. 84-95, 2010.
BORRALHO, A. M.; CID, M. P. C; FIALHO, I. J. Aprendizagem no ensino superior: relações com a prática docente. In: Carlinda Leite; Miguel Zabalza. (Org.). Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência. 1ed. Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2012, p. 984-996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1º e 2º ciclos do ensino fundamental). v. 3. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. (3º e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
CAMPOS, Tânia M. M.; GIUSTI, V. H. Resolução de Desigualdades com uma Incógnita: uma análise de erro. Unión (San Cristobal de La Laguna), v. 14, p. 37-48, 2008.
CONCEIÇÃO JUNIOR, F. S. Uma abordagem funcional para o ensino de inequações no ensino médio. 2011. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
FERREIRA, D. J; ALVARENGA, K. B; ALMEIDA, N. R. Principais erros algébricos dos alunos recém ingressos em uma universidade pública no agreste e sertão sergipano. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Cd do X ENEM. Recife: SBEM, 2010. v. 10. p. 14-36.
FONTALVA, G. M. Um estudo sobre inequações: entre alunos do ensino médio. 2006. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 176 p.
MAGALHÃES, A. F. Estudos das inequações: contribuições para a formação do professor de matemática na licenciatura. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
MANOEL, S. C; BALIEIRO FILHO, I. F. As dificuldades dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental na compreensão de equações e inequações. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM, 2013. p. 1-7. Disponível em: < http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/2117_1294_ID.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2017.
MARANHÃO, M. C. S. A. Expressões, Equações e Inequações - pesquisa, ensino e aprendizagem. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática (IX ENEM), 2007, Belo Horizonte. Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática (IX ENEM). Recife: SBEM, 2007. v. 1. p. 1-10.
MATA-PEREIRA, J; PONTE, J. P. Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações. Boletim GEPEM, v. 62, p. 17-31, 2013.
RAMOS, M. L. P. D.; CURI, E. Erros na Resolução de Inequações: consequências de dificuldades relativas a conteúdos dos Ensinos Fundamental e Médio. Acta Scientiae (ULBRA), v. 16, p. 457-471, 2014.
SOUZA, V. H. G. O uso de vários registros na resolução de inequações: uma abordagem funcional gráfica. 2008. 292 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
SOUZA, T. J. Uma proposta de abordagens não-tradicionais sobre as equações e inequações com uma variável real envolvendo o software geogebra. In: XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII ENEM, 2016. p. 1-11. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6254_3597_ID.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2017.
STOPASSOLI, Márcia Aurélia. Aplicações para Alguns Conceitos de Álgebra. In: VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2001, Rio de Janeiro – RJ, 2001. p. 337-338. Disponível em: < www.sbembrasil.org.br/files/enemVI.zip>. Acesso em: 21 jun. 2017.
TRALDI JR, A. Sistema de inequações: uma abordagem do processo ensino-aprendizagem focando os registros de representação. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Pontifica Universidade Católica, São Paulo.
TRALDI JR, A. A importância dos Registros de Representação no Estudo de Sistemas de Inequações. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004, Natal. VIII ENEM, 2004. p. 1-19. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/03/CC12650113898.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2017.
TRAVASSOS, W. B.; LIMA, D. D. G.; REZENDE, V. Estudo de Inequações via Software Aplusix: uma experiência com alunos do 1º ano de matemática. In: XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII ENEM, 2016. p. 1-12. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5712_2834_ID.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.