Análise dos trabalhos do Encontro Nacional de Educação Matemática sobre o conteúdo Inequações

Autores

  • Wilian Barbosa Travassos Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM/PCM)
  • Marcelo Carlos de Proença Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM/PCM)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva30201813326-37

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um panorama a respeito de trabalhos relacionados ao ensino e à aprendizagem do conteúdo de inequações, publicados nas 12 primeiras edições do ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática) no período de 1987 à 2016. Para tanto, foi selecionado todos os anais dos ENEMs e realizada uma busca utilizando os termos inequação, inequações e álgebra, presentes nos títulos de todos os trabalhos publicados como pôsteres e comunicações orais (comunicações científicas e relatos de experiência). Os resultados mostraram que dos 5743 trabalhos encontrados, apenas oito tratam do conceito de inequação. Um número preocupante se levarmos em consideração a importância do conceito assim como as dificuldades que os alunos possuem com relação ao mesmo.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Travassos, W. B., & Proença, M. C. de. (2018). Análise dos trabalhos do Encontro Nacional de Educação Matemática sobre o conteúdo Inequações. Revista Valore, 3, 26–37. https://doi.org/10.22408/reva30201813326-37