v. 3 (2018): II - SIPEC Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência

Caderno temático do II SIPEC -  Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência
Publicado: 2018-12-26

Artigo Original

  • Formação Continuada de professores de Química para o uso das Tecnologias: uma Revisão Sistemática de Literatura

    Thais Andressa Lopes de Oliveira, Beatriz Haas Delamuta, Marcelo Pimentel da Silveira, Gerson de Souza Mól
    01-13
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva30201813101-13
  • Estudo dos Polímeros em uma perspectiva CTSA: desenvolvendo valores por meio do tema “Química dos Plásticos”

    Gabriela Gonzaga Cher, Thais Andressa Lopes de Oliveira, Ana Lúcia Scapin, Marcelo Pimentel da Silveira
    14-25
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva30201813214-25
  • Análise dos trabalhos do Encontro Nacional de Educação Matemática sobre o conteúdo Inequações

    Wilian Barbosa Travassos, Marcelo Carlos de Proença
    26-37
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva30201813326-37
  • Levantamento das abordagens e tendências referente ao conceito de Energia para o ensino de Física nas Atas do SNEF de 2013 a 2017

    Samira Cassote Grandi, Marcelo Christiano da França Junior, Cíntia Cristiane de Andrade, Luciano Carvalhais Gomes
    38-48
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva30201813438-48
  • Afroetnomatemática: uma análise sobre a herança matemática de Povos Africanos

    Vanessa Crislaine Oliveira Lacerda, Matheus Augusto Silva, João Carlos Pereira de Moraes, Ana Lúcia Pereira
    49-61
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva30201813549-61
  • As políticas educacionais para cursos de Matemática no Brasil entre as décadas de 1960 a 1970: um olhar a partir da Revista Documenta

    Suélen Rita Andrade Machado, Lucieli Maria Trivizoli
    62-72
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva30201813662-72
  • A literatura Infanto-Juvenil como recurso para o desenvolvimento do Pensamento Holístico em Ciências

    Salete da Silva, Cíntia Cristiane de Andrade, Polônia Altoé Fusinato
    73-84
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva30201813773-84
  • Estágio Supervisionado como um momento privilegiado na Formação Inicial do professor de Química: um relato de experiência

    Rosilene dos Santos Oliveira, Neide Maria Michellan Kiouranis
    85-95
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva30201813885-95
  • As Ciências da Natureza no Currículo AMOP e sua relação com a Teoria da Aprendizagem Significativa

    Taiza de Souza Gusmões da Silva, Reginaldo A. Zara
    96-106
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva30201813996-106
  • Caracterização das perguntas elaboradas pela professora de Ciências no Ensino Fundamental

    Flávia Caroline Bedin, Letícia Gonçalves Brambilla Santos, Mateus Carneiro Guimarães dos Santos, Neide Maria Michellan Kiouranis
    107-118
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018141107-118
  • Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM

    Cíntia Cristiane de Andrade, Salete da Silva, Samira Cassote Grandi, Ana Tiyomi Obara
    119-129
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018142119-129
  • A epistemologia do pensamento autoritário na educação à luz da Teoria Crítica: contribuições e desafios

    Michel Pisa Carnio, Marcos Cesar Danhoni Neves
    130-139
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018143130-139
  • Perspectivas dos estagiários frente ao curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá

    Glaucia Britto Barreiros, Dulcinéia Ester Pagani Gianotto
    140-151
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018144140-151
  • O desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma reflexão a partir das atividades experimentais

    Elocir Aparecida Corrêa Pires, Elio Jacob Hennrich Junior, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
    152-164
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018150152-164
  • O lugar do Teatro Científico na pesquisa em ensino de Ciências: uma revisão bibliográfica nas Atas do ENPEC

    Renan Sota Guimarães, Luciana de Boer Pinheiro de Souza, Leila Inês Follmann Freire
    165-175
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018152165-175
  • Neurociência e Educação para a Ciência: que tipos de produtos “baseados no cérebro” são encontrados nos sítios eletrônicos mais acessados por brasileiros?

    Matheus Augusto Silva, Ana Lúcia Pereira
    176-187
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018153176-187
  • O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e atividades pedagógicas em Teses e Dissertações

    Kely Cristina Enisweler, Cassiane Beatríz Pasuck Benassi, Maria Júlia Corazza
    188-199
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018154188-199
  • Estado do Conhecimento das pesquisas sobre licenciatura em Matemática do sistema UAB

    Paulo Sergio Schelesky, Ana Lúcia Pereira
    200-210
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018155200-210
  • Investigação, Problematização e Argumentação: conteúdo e metodologia no ensino de Ciências

    Fernando Rodrigo Bertusso, Cléria Maria Wendling, Vilmar Malacarne
    211-222
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018156211-222
  • O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    Joici de Carvalho Leite, Tânia do Carmo, Paulo Inada, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
    223-235
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018157223-235
  • INVESTIGAÇÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA MESORREGIÃO NOROESTE DO PARANÁ

    Deisiane Aparecida da Silva Mendes, Rosilene dos Santos Oliveira, Washington Lombarde, Josie Agatha Parrilha da Silva
    236-248
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018158236-248
  • AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA E MAPAS CONCEITUAIS: UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA

    Ederson Carlos Gomes, Michel Corci Batista, Polônia Altoé Fusinato
    249-259
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018159249-259
  • A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR

    Eliane Aparecida dos Santos, Leila Inês Follmann Freire
    260-269
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018160260-269
  • FONTES PRIMÁRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA

    Hugo Shigueo Tanaka dos Santos, Marcos Cesar Danhoni Neves, Daniel Gardelli
    270-276
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018161270-276
  • FRACASSO ESCOLAR EM MATEMÁTICA: DO DEBATE BIBLIOGRÁFICO ÀS QUESTÕES NECESSÁRIAS PARA PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Izauriane Rodrigues Jagas Neves, Matheus Augusto Silva, João Carlos Pereira de Moraes, Ana Lúcia Pereira
    277-289
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018164277-289
  • OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NO INTERIOR DE SÃO PAULO

    João Carlos Pereira de Moraes, Ana Lúcia Pereira
    290-300
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018166290-300
  • MEDIDAS DE TEMPO E SUAS REPRESENTAÇÕES NO ENSINO DE CRIANÇAS SURDAS

    Josiani Israel Rosalen, Reginaldo A. Zara
    301-311
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018167301-311
  • CIÊNCIA E ARTE: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO

    Laizir Escarpanezi Rocha, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Marcos Cesar Danhoni Neves
    312-321
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018169312-321
  • FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INVESTIGANDO O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO

    Leandro dos Santos, Jheniffer Micheline Cortez dos Reis, Neide Maria Michellan Kiouranis
    322-333
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018170322-333
  • ASTRONOMIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ESTADO DO PARANÁ

    Aline Alves de Oliveira, Polonia Altoé Fusinato, Michel Corci Batista
    334-342
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018175334-342
  • PARQUE DO CINQUENTENÁRIO: UM ESTUDO INVESTIGATIVO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE INTEGRADA

    Aline de Gregório, Anderson de Souza Moser, Eliane Picão da Silva Costa, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
    343-352
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018176343-352
  • RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ÁREA E PERÍMETRO: ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS E DIFICULDADES DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Amanda Stefani, Marcelo Carlos de Proença
    353-363
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018177353-363
  • A VISÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS DA UTFPR - PONTA GROSSA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE

    Anderson Pedro Laurindo, Josie Agatha Parrilha da Silva
    364-375
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018178364-375
  • A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

    Arnold Vinícius Prado Souza, Marcio Akio Ohira, Ana Lucia Pereira
    376-389
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018180376-389
  • VERTENTES SOBRE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E POLÍTICA EDUCACIONAL: POSSÍVEIS LACUNAS À SE PREENCHER

    Emilly Gonzales Jolandek, Ana Lúcia Pereira, João Carlos Pereira de Moraes, Luiz Otavio Rodrigues Mendes
    390-402
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018182390-402
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARANÁ

    Luciani de Oliveira, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
    403-414
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018183403-414
  • MAPAS CONCEITUAIS E PERSPECTIVAS FORMATIVAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA

    Beatriz Haas Delamuta, Marlize Spagolla Bernardelli, Natany Dayani de Souza Assai, Diego Marlon Santos
    415-428
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018184415-428
  • A ABORDAGEM DA ENERGIA MECÂNICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

    Bianca Cintra de Carvalho, Eloá Dei Tós Germano, Luciano Carvalhais Gomes
    429-441
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018185429-441
  • EM TEMPOS DE INCLUSÃO: O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN E O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

    Maria Vanessa Bär, Philipi de Oliveira, Dulce Maria Strieder
    442-453
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018186442-453
  • FUNÇÕES QUÍMICAS NO 9°ANO: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E UNO QUÍMICO

    Natany Dayani de Souza Assai, Juliana Costa Rolim Galvão, Beatriz Haas Delamuta, Marlize Spagolla Bernardelli
    454-465
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018191454-465
  • O FEEDBACK E A INTERAÇÃO DO TUTOR ONLINE COM O ALUNO NA DISCIPLINA DE GEOMETRIA EM UM CURSO A DISTÂNCIA

    Priscila Kabbaz Alves da Costa, Marceli Behm Goulart
    466-476
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018192466-476
  • A POTENCIALIDADE DA EPISTEMOLOGIA ANARQUISTA NO ENSINO O PRINCÍPIO DE INÉRCIA A PARTIR DE ASPECTOS HISTÓRICOS

    Danilo Ricardo Rosa de Sá, Marcos Cesar Danhoni Neves, Daniel Gardelli
    477-488
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018194477-488
  • CULTURA CIENTÍFICA/DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

    Juliana Moreira Prudente de Oliveira, Dulce Maria Strieder, Dulcinéia Ester Pagani Gianotto
    489-497
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018195489-497
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA SOBRE PROBLEMAS AMBIENTAIS

    Romulo Mateus Duarte, Suelen de Gaspi, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Henrique Ortêncio Filho
    498-508
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018196498-508
  • REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

    Anderson de Souza Moser, Aline de Gregório, Marcos Paulo Alberto Pereira, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
    509-520
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018179509-520
  • Formação de professores de Ciências e o ensino com Analogias: superação da espontaneidade por meio de uma formação colaborativa

    Hederson Aparecido de Almeida, Renato Eugênio da Silva Diniz
    521-532
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018140521-532
  • Estratégias de arregimentação de interesses produzidas em um laboratório (virtual) de Química

    Fabiana Gomes, Alexandre Luiz Polizel, Moisés Alves de Oliveira
    533-541
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018145533-541
  • Pedagogias Culturais, Corporalidades e normatividades no Ciberespaço

    Alexandre Luiz Polizel, Moisés Alves de Oliveira
    542-553
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018146542-553
  • Produtos educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Ensino de Física: a busca por referenciais norteadores

    Elisângela Rovaris Nesi, Michel Corci Batista
    554-563
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018147554-563
  • Os níveis de organização estrutural do corpo humano a partir da criação de um jogo de tabuleiro

    Bruna Moreira de Melo, Elis Maria Teixeira Palma Priotto
    564-574
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018148564-574
  • Os discursos biológicos para os gêneros, as sexualidades e as diferenças no Brasil: um panorama histórico

    Fabiana Aparecida de Carvalho, Álvaro Lorencini Júnior
    575-586
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018149575-586
  • Álcool: uma das causas na evasão e abandono escolar do adolescente

    Fernanda Carminati de Moura, Elis Maria Teixeira Palma Priotto, Cintia Soares Guerin
    587-595
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018151587-595
  • UM OLHAR PARA A LITERATURA: O QUE TEM SIDO PESQUISADO SOBRE A INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA CIÊNCIA E NATUREZA DA CIÊNCIA?

    Jheniffer Micheline Cortez dos Reis, Neide Maria Michellan Kiouranis
    596-607
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018165596-607
  • VYGOTSKY E A ARGUMENTAÇÃO: UMA POSSÍVEL PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA

    Kayanne Lia Prado Angelo Leprique, Alisson Henrique Silva, Luciano Carvalhais Gomes
    608-618
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018168608-618
  • CONSIDERAÇÕES ACERCA DA EPISTEMOLOGIA: DO NASCIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA AO CÍRCULO DE VIENA

    Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Emerson Pereira Branco, Alessandra Batista de Godoi Branco, Shalimar Calegari Zanatta
    619-629
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018171619-629
  • A HISTÓRIA DA CÉLULA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UM OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE A TEMÁTICA

    Marcos Rogério Busso Luz, Cleyton Machado de Oliveira, André Luis de Oliveira
    630-641
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018188630-641
  • INTERFACES DA AVALIAÇÃO E DA REFLEXÃO: TECENDO SIGNIFICADOS NA PRÁTICA DOCENTE

    Cintya Fonseca Luiz, Lourdes Aparecida Della Justina
    642-654
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018189642-654
  • PROCESSOS FORMATIVOS E IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM OS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Claudiane Chefer, Ana Paula Aparecida dos Santos, André Luis de Oliveira
    655-666
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018193655-666
  • PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS CAUSADOS PELO DESCARTE DO ÓLEO DE COZINHA NO MEIO AMBIENTE

    Natiely Quevedo dos Santos, Eduarda Maria Schneider, Lourdes Aparecida Della Justina
    667-677
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018199667-677

Artigo de Revisão

  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS

    Alessandra Daniela Buffon, Marcos Cesar Danhoni Neves, Ricardo Francisco Pereira
    678-689
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018172678-689
  • JOGOS DIDÁTICOS ACERCA DA TABELA PERIÓDICA PUBLICADOS, NO PERÍODO DE 2010-2017, NO JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION

    Adriano Lopes Romero, Márcia Borin da Cunha
    690-701
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018173690-701
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA BNCC E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

    Alessandra Batista de Godoi Branco, Emerson Pereira Branco, Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Lucila Akiko Nagashima
    702-713
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018174702-713
  • O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: DILEMAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

    Emerson Pereira Branco, Alessandra Batista de Godoi Branco, Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Shalimar Calegari Zanatta
    714-725
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018181714-725
  • GERAÇÃO Z: A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NOS HÁBITOS E CARACTERÍSTICAS DE ADOLESCENTES

    Cintia Soares Guerin, Elis Maria Teixeira Palma Priotto, Fernanda Carminati de Moura
    726-734
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018187726-734
  • A TEORIA GRAVITACIONAL DE GEORGES-LOUIS LESAGE

    Milene Rodrigues Martins, Daniel Gardelli, Marcos Cesar Danhoni Neves
    735-743
    DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018190735-743