DEFICIENTE AUDITIVO:DESAFIOS NA INSERÇÃO NO MUNDO OUVINTE

Inaê do Nascimento Faria, Maria Cristina Tavares de Moraes Danelon, Paula Cristina da Silva Cavalcanti, Karla Beatriz Lopes Baldini, Eliana Michelle Paviotti Fischer

Resumo


O Trabalho de Conclusão de Curso “Deficiente Auditivo: Desafios na inserção no mundo ouvinte” consistiu de estudos bibliográficos e pesquisa de campo. Foram sujeitos de pesquisa pessoas surdas ou com deficiência auditiva severa; suas família e profissionais da área de educação, que atuam com pessoas surdas/ deficientes auditivos. A pesquisa de campo constou de três questionários no Google Forms, cada grupo respondeu a um questionário específico: a) Grupo A_ pessoas com deficiência auditiva/ surdez, b) Grupo B_ a família e c) Grupo C_ profissionais da área de educação, que atuam com pessoas surdas/ deficientes auditivos. O objetivo geral do trabalho foi levantar dados a respeito dos desafios enfrentados pelo deficiente auditivo em seu processo de desenvolvimento e possíveis melhorias que contribuam significativamente para sua inserção no mundo ouvinte. Para garantir a acessibilidade a pessoas surdas, as perguntas abertas apresentadas no questionário (Grupo A), foram traduzidas por  intérprete de LIBRAS,. A entrevista aconteceu em sala virtual no Google Meet e o encontro foi gravado. A acessibilidade foi realizada porque a primeira língua do surdo é LIBRAS e a Língua Portuguesa escrita é ainda um fator dificultador para a pessoa surda expressar-se com fluidez. 

Palavras chave: Deficiente Auditivo. Desenvolvimento. Inserção. Mundo Ouvinte. 


Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, p. 277-326, 1953/97.

DIZEU, L. C. T. B; CAPORALI, S. A. A Língua de Sinais constituindo o surdo como sujeito. Scielo, 2005. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200014>. Acesso em: 27 ago 2020

GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem, cognição, numa perspectiva interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.

MORAIS, Fabiana Barcelos Diniz. Libras no currículo. Resende, 2019. Monografia de Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco.

NEVES, Flávia. Linguagem, língua e fala: Qual a diferença?. Norma Culta, 2020. Disponível em: . Acesso em: 28 set 2020.

NOVAES, Edmarcius Carvalho. Surdos: Educação, Direito e Cidadania. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010.

OLIVEIRA, Y. C. A; CELINO, S. D .M; COSTA, G. M. C. Comunicação como ferramenta essencial para assistência à saúde dos surdos. Scielo, 2014. Disponível em: . Acesso em: 16 set 2020.

ROCHA, Simone Pinto. Compreendendo o universo da surdez pelo olhar complexo e transdisciplinar. 29/08/2019 76 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, Maceió Biblioteca Depositária: Repositório Digital UFAL Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7720924

SANTOS, Anielle Cristine farias Queiroz dos. Vivencia da parentalidade com filho surdo: Desafios e Possibilidades. 21/03/2019 102 f. Mestrado em PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA) Instituição de Ensino: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da PUC-Rio https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9092336

SCHELLES, Suraia. A importância da linguagem não-verbal nas relações de liderança nas organizações. Revista Esfera, 2008. Disponível em: . Acesso em: 16 set 2020.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva7020221330e-7059

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008