DEFICIENTE AUDITIVO:DESAFIOS NA INSERÇÃO NO MUNDO OUVINTE

Autores

  • Inaê do Nascimento Faria Pedagoga (AEDB) Pós Graduada em Orientação Educacional (Universidade de São Vicente - UNIBR) Pós Graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNOPAR) https://orcid.org/0000-0001-8309-8100
  • Maria Cristina Tavares de Moraes Danelon Doutora em Educação (ProPEd/UERJ). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, AEDB https://orcid.org/0000-0001-7941-3585
  • Paula Cristina da Silva Cavalcanti Doutora em Enfermagem ( EEAN/UFRJ). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco- AEDB. Área Técnica de Saúde Mental de Volta Redonda-RJ. https://orcid.org/0000-0001-7424-2043
  • Karla Beatriz Lopes Baldini Doutora em ciências ambientais e florestais (ufrrj). Docente na associação educacional dom Bosco (aedb) no curso de pedagogia e engenharia. https://orcid.org/0000-0003-4503-2009
  • Eliana Michelle Paviotti Fischer Doutora em Ciências (PPGERN-UFSCar). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, AEDB. https://orcid.org/0000-0003-0284-0049

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva7020221330e-7059

Resumo

O Trabalho de Conclusão de Curso “Deficiente Auditivo: Desafios na inserção no mundo ouvinte” consistiu de estudos bibliográficos e pesquisa de campo. Foram sujeitos de pesquisa pessoas surdas ou com deficiência auditiva severa; suas família e profissionais da área de educação, que atuam com pessoas surdas/ deficientes auditivos. A pesquisa de campo constou de três questionários no Google Forms, cada grupo respondeu a um questionário específico: a) Grupo A_ pessoas com deficiência auditiva/ surdez, b) Grupo B_ a família e c) Grupo C_ profissionais da área de educação, que atuam com pessoas surdas/ deficientes auditivos. O objetivo geral do trabalho foi levantar dados a respeito dos desafios enfrentados pelo deficiente auditivo em seu processo de desenvolvimento e possíveis melhorias que contribuam significativamente para sua inserção no mundo ouvinte. Para garantir a acessibilidade a pessoas surdas, as perguntas abertas apresentadas no questionário (Grupo A), foram traduzidas por  intérprete de LIBRAS,. A entrevista aconteceu em sala virtual no Google Meet e o encontro foi gravado. A acessibilidade foi realizada porque a primeira língua do surdo é LIBRAS e a Língua Portuguesa escrita é ainda um fator dificultador para a pessoa surda expressar-se com fluidez. 

Palavras chave: Deficiente Auditivo. Desenvolvimento. Inserção. Mundo Ouvinte. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inaê do Nascimento Faria, Pedagoga (AEDB) Pós Graduada em Orientação Educacional (Universidade de São Vicente - UNIBR) Pós Graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNOPAR)

Pedagoga (AEDB)

Pós Graduada em Orientação Educacional (Universidade de São Vicente - UNIBR)

Pós Graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNOPAR)

Maria Cristina Tavares de Moraes Danelon, Doutora em Educação (ProPEd/UERJ). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, AEDB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Membro do Conselho da Pessoa com deficiência - Resende. Atualmente é Diretora de Inclusão na Secretaria Municipal de Educação - Resende - RJ desde 2018 e na e professor titular da Associação Educacional Dom Bosco. Tem experiência na área de Educação, atuando no Ensino Superior ( cursos: Pedagogia, Letras, Licenciatura em Educação Física, Sistemas da Informação); Coordenadora do CEMAE da Prefeitura de Resende 2017; no ensino fundamental como Orientadora Pedagógica na escola Municipal Lidia Pires de Magalhães/ Resende-RJ (2011 A 2016) e formação de professores/ nível ensino médio no Colégio Estadual Pedro Braile Neto Professora doc i c - Secretaria Estadual de Educação(2008 a 2021) . Pesquisa realizada na área de Educação Especial/ Linguística Aplicada atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação alternativa e ampliada, aprendizagem, interação, comunicação alternativa e educação inclusiva.

Paula Cristina da Silva Cavalcanti, Doutora em Enfermagem ( EEAN/UFRJ). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco- AEDB. Área Técnica de Saúde Mental de Volta Redonda-RJ.

Área Técnica de Saúde Mental de Volta Redonda-RJ.

Karla Beatriz Lopes Baldini, Doutora em ciências ambientais e florestais (ufrrj). Docente na associação educacional dom Bosco (aedb) no curso de pedagogia e engenharia.

Docente na associação educacional dom Bosco (aedb) no curso de pedagogia e engenharia.

Eliana Michelle Paviotti Fischer, Doutora em Ciências (PPGERN-UFSCar). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, AEDB.

Doutora em Ciências (PPGERN-UFSCar).

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, AEDB.

Referências

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, p. 277-326, 1953/97.

DIZEU, L. C. T. B; CAPORALI, S. A. A Língua de Sinais constituindo o surdo como sujeito. Scielo, 2005. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200014>. Acesso em: 27 ago 2020

GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem, cognição, numa perspectiva interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.

MORAIS, Fabiana Barcelos Diniz. Libras no currículo. Resende, 2019. Monografia de Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco.

NEVES, Flávia. Linguagem, língua e fala: Qual a diferença?. Norma Culta, 2020. Disponível em: <https://www.normaculta.com.br/linguagem-lingua-e-fala-qual-a-diferenca/>. Acesso em: 28 set 2020.

NOVAES, Edmarcius Carvalho. Surdos: Educação, Direito e Cidadania. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010.

OLIVEIRA, Y. C. A; CELINO, S. D .M; COSTA, G. M. C. Comunicação como ferramenta essencial para assistência à saúde dos surdos. Scielo, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/physis/v25n1/0103-7331-physis-25-01-00307.pdf >. Acesso em: 16 set 2020.

ROCHA, Simone Pinto. Compreendendo o universo da surdez pelo olhar complexo e transdisciplinar. 29/08/2019 76 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, Maceió Biblioteca Depositária: Repositório Digital UFAL Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7720924

SANTOS, Anielle Cristine farias Queiroz dos. Vivencia da parentalidade com filho surdo: Desafios e Possibilidades. 21/03/2019 102 f. Mestrado em PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA) Instituição de Ensino: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da PUC-Rio https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9092336

SCHELLES, Suraia. A importância da linguagem não-verbal nas relações de liderança nas organizações. Revista Esfera, 2008. Disponível em: <http://www.fsma.edu.br/esfera/Artigos/Artigo_Suraia.pdf >. Acesso em: 16 set 2020.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Como Citar

do Nascimento Faria, I., Tavares de Moraes Danelon, M. C., da Silva Cavalcanti, P. C., Lopes Baldini, K. B., & Paviotti Fischer, E. M. (2022). DEFICIENTE AUDITIVO:DESAFIOS NA INSERÇÃO NO MUNDO OUVINTE. Revista Valore, 7, e-7059. https://doi.org/10.22408/reva7020221330e-7059

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)