ATIVIDADES E PRÁTICAS NA CRECHE: A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva7020221332e-7060Resumo
A inserção de crianças nas creches tem aumentado ao longo dos anos. Crianças com deficiência que antes ficavam em casa, hoje estão inseridas. Se incluir é um desafio permanente, inclusão para crianças em idade de creche é algo ainda mais complexo; pela pouca idade da criança, muitos diagnósticos, nesse período, são inconclusivos ainda. O Trabalho de Conclusão de Curso “Atividades e Práticas na Creche: A Formação Docente na perspectiva da inclusão” buscou analisar como as atividades realizadas na creche, por profissionais atuando na perspectiva inclusiva, podem contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. No trabalho foram abordadas questões pertinentes: ao desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos, o atendimento na creche, ao desenvolvimento das atividades realizadas, a interferência das atividades e práticas inclusivas para o desenvolvimento integral da criança e à formação docente voltada para a inclusão. Foi realizada uma pesquisa de campo com apoio do formulário Google com 10 professores de três creches municipais de um município no Rio de Janeiro. Espera-se que os resultados contribuam com a análise acerca das questões citadas acima no objetivo, propiciando informações que possibilitem um olhar mais aprofundado para as questões da inclusão em idade tão tenra.
Palavras chave: Creche. Formação docente. Inclusão.
Downloads
Referências
ARAUJO, M. et al. Creche de ontem e de hoje: o que os pais esperam dessa Instituição?. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, 2013.
BORGES, Gabriela S. V. B. Estimulação precoce, trabalho pedagógico e a criança com deficiência na creche. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Goiás. Catalão, 2016.
BRASIL. Diretrizes educacionais sobre estimulação precoce: o portador de necessidades educativas especiais / Secretaria de Educação Especial - Brasília: MEC, SEESP, 1995.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. MEC; SECADI, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAMPOS, H.; FRANCISCHINI, R. Trabalho infantil produtivo e desenvolvimento humano. Psicologia em estudo. n. 1. p. 119-129. Maringá, 2003.
DAMASCENO, Allan. Educação profissional inclusiva: Desafios e perspectivas. Rio de Janeiro. Edur. 2012.
DESSEN, M.; POLONIA, A. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Distrito Federal, 2007.
SIQUEIRA, Denise et al.A importância do trabalho multidisciplinary na estimulação precoce de criança com Zica virus e outras STORCHs.IN: FERNANDES, Ediclea Mascarenhas et al. Orgs.Introdução à educação precoce .Rio de Janeiro: Conectar Editora, 2020.
LIMA, Josinete T. Um olhar inclusivo na creche: desafios e possibilidades. 2014, 65p. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil) - Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação. Livramento: Paraíba, 2014.
MADEIRA, Anna Ricalde. Estimulação essencial e a criança com deficiência intelectual. 2017. 69p. Trabalho de Final de Curso (Educação Especial – Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria: Rio Grande do Sul, 2017.
PIAGET, J. A epistemologia genética. Trad. Natanael C. Caixeira. Petrópolis: Vozes, 1971.
SOARES, Wellington. Descobri que a criança tem deficiência. E agora?. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/18718/descobri-que-a-crianca-tem-deficiencia-e-agora> acesso em: 15 out 2020.
SOUSA, L.; OLIVEIRA, E. Estimulação precoce da criança com microcefalia de 0 a 3 anos. Brasília: SE/UNA-SUS, 2017.
SOUZA, A.; ROSSO, A. Mediação e zona de desenvolvimento proximal (zdp): entre pensamentos e práticas docentes. X Congresso Nacional de Educação-EDUCERE. p. 5895-5906. Curitiba, 2011.
VIEIRA, Leandra de Souza; FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. Mediação Pedagógica: As interfaces para a formação de profissionais em educação especial e inclusiva. Curitiba: CRV, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.