ATIVIDADES E PRÁTICAS NA CRECHE: A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

Thaís de Freitas da Costa, Ana Gabriele dos Santos Cunha, Maria Cristina Tavares de Moraes Danelon, Ana Alice Kulina Simon Esteves Sampaio, Érica Fernandes Costa Duarte

Resumo


 A inserção de crianças nas creches tem aumentado ao longo dos anos. Crianças com deficiência que  antes ficavam em casa, hoje estão inseridas. Se incluir é um desafio permanente, inclusão para crianças em idade de creche é algo ainda mais complexo; pela pouca idade da criança, muitos diagnósticos, nesse período, são inconclusivos ainda. O Trabalho de Conclusão de Curso “Atividades e Práticas na Creche: A Formação Docente na perspectiva da inclusão” buscou analisar como as atividades realizadas na creche, por profissionais atuando na perspectiva inclusiva, podem contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. No trabalho foram abordadas questões pertinentes: ao desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos, o atendimento na creche, ao desenvolvimento das atividades realizadas, a interferência das atividades e práticas inclusivas para o desenvolvimento integral da criança e à formação docente voltada para a inclusão. Foi realizada uma pesquisa de campo com apoio do formulário Google com 10 professores de três creches municipais de um município no Rio de Janeiro. Espera-se que os resultados contribuam com a análise acerca das questões citadas acima no objetivo, propiciando informações que possibilitem um olhar mais aprofundado para as questões da inclusão em idade tão tenra.

 

Palavras chave:  Creche. Formação docente. Inclusão.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva7020221332e-7060

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008